ENCENAÇÃO E COMUNHÃO NA RODOVIA DOS ROMEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54145Keywords:
Teatro, comunhão, Rodovia dos RomeirosAbstract
Com este artigo, pretendemos estudar a encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelo Grupo Desencanto de Teatro nos painéis da Rodovia dos Romeiros (GO-060). De antemão, discutiremos a escassez de pesquisas acadêmicas sobre o teatro goiano, particularmente no que toca aos grupos da Região do Entorno de Goiânia, destacando como o teatro aí situado se organiza a partir da sua comunidade, como é o caso do Grupo Desencanto. Em seguida, propomos uma reflexão acerca do conceito de teatro comunitário com base em alguns teóricos de referência sobre o assunto, buscando entender algumas de suas premissas no espetáculo estudado, juntamente com a noção de Auto da Paixão, gênero teatral medieval. Após uma breve apresentação do Grupo Desencanto de Teatro utilizando fontes documentais, focaremos, então, no sentido comunal da encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo. Com este estudo, esperamos contribuir com produção de conhecimento sobre um grupo teatral goiano tão importante quanto invisível pelo ambiente acadêmico, inclusive o regional.
Downloads
References
BEZELGA, Isabel. As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em teatro. In: Mediações Revista OnLine, 2016. vol. 4, n. 2. p. 51-66. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/130. Acesso em: 11, mai. 2018.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Trad. de Maria de Lourdes Menezes. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
COHEN-CRUZ, Jan. Entre o ritual e a arte. In: Urdimento Revista de Estudos em Artes Cênicas. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. vol. 1, n. 10. p. 95-125. Dez. 2008.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. Trad. de Karen Astrid Müller e Silvana Garcia. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CRUZ, Ivone. Depoimento de Ivone Cruz [atriz do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.
DEUS, Maria Socorro de. Romeiros de Goiás: a romaria de Trindade no século XX. Goiânia: Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/Universidade Federal de Goiás, 2000. 184 f. Dissertação (Mestrado em História).
GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela A. de (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2 ed. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009.
JACINTO, Amarildo. Depoimento de Amarildo Jacinto [fundador do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.
_____ et al. Grupo Desencanto de Teatro: especial 25 anos. Sociedade Cultural Desencanto: Trindade-GO, 2012.
JACÓB, Amir S. A santíssima Trindade de Barro Preto: história da romaria de Trindade. 3 ed. Trindade-GO: Ed. PUC Goiás, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. de J. Guinsburg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.
_____. Dicionário de teatro. Trad. de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VIEIRA, Maria do Pilar de A.; PEIXOTO, Maria do Rosário da C.; KHOURY, Yara Maria A. A pesquisa em história. 4 ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
ZORZETTI, Hugo. Memória do teatro goiano – Tomo II – A cena no interior. Goiânia: Kelps, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.