ENCENAÇÃO E COMUNHÃO NA RODOVIA DOS ROMEIROS

Authors

  • Walquiria Pereira Batista Universidade Federal de Goiás Professora da Escola de Música e Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54145

Keywords:

Teatro, comunhão, Rodovia dos Romeiros

Abstract

Com este artigo, pretendemos estudar a encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelo Grupo Desencanto de Teatro nos painéis da Rodovia dos Romeiros (GO-060). De antemão, discutiremos a escassez de pesquisas acadêmicas sobre o teatro goiano, particularmente no que toca aos grupos da Região do Entorno de Goiânia, destacando como o teatro aí situado se organiza a partir da sua comunidade, como é o caso do Grupo Desencanto. Em seguida, propomos uma reflexão acerca do conceito de teatro comunitário com base em alguns teóricos de referência sobre o assunto, buscando entender algumas de suas premissas no espetáculo estudado, juntamente com a noção de Auto da Paixão, gênero teatral medieval. Após uma breve apresentação do Grupo Desencanto de Teatro utilizando fontes documentais, focaremos, então, no sentido comunal da encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo. Com este estudo, esperamos contribuir com produção de conhecimento sobre um grupo teatral goiano tão importante quanto invisível pelo ambiente acadêmico, inclusive o regional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Walquiria Pereira Batista, Universidade Federal de Goiás Professora da Escola de Música e Artes Cênicas

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

Área de Artes da Cena

References

BEZELGA, Isabel. As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em teatro. In: Mediações Revista OnLine, 2016. vol. 4, n. 2. p. 51-66. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/130. Acesso em: 11, mai. 2018.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Trad. de Maria de Lourdes Menezes. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

COHEN-CRUZ, Jan. Entre o ritual e a arte. In: Urdimento Revista de Estudos em Artes Cênicas. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. vol. 1, n. 10. p. 95-125. Dez. 2008.

COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. Trad. de Karen Astrid Müller e Silvana Garcia. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CRUZ, Ivone. Depoimento de Ivone Cruz [atriz do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.

DEUS, Maria Socorro de. Romeiros de Goiás: a romaria de Trindade no século XX. Goiânia: Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/Universidade Federal de Goiás, 2000. 184 f. Dissertação (Mestrado em História).

GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela A. de (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2 ed. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009.

JACINTO, Amarildo. Depoimento de Amarildo Jacinto [fundador do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.

_____ et al. Grupo Desencanto de Teatro: especial 25 anos. Sociedade Cultural Desencanto: Trindade-GO, 2012.

JACÓB, Amir S. A santíssima Trindade de Barro Preto: história da romaria de Trindade. 3 ed. Trindade-GO: Ed. PUC Goiás, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. de J. Guinsburg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.

_____. Dicionário de teatro. Trad. de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

VIEIRA, Maria do Pilar de A.; PEIXOTO, Maria do Rosário da C.; KHOURY, Yara Maria A. A pesquisa em história. 4 ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.

ZORZETTI, Hugo. Memória do teatro goiano – Tomo II – A cena no interior. Goiânia: Kelps, 2008.

Published

2018-12-31

How to Cite

BATISTA, W. P. ENCENAÇÃO E COMUNHÃO NA RODOVIA DOS ROMEIROS. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54145. Acesso em: 27 dec. 2024.