Carnival Caboclo: Sambar Maracatu de Baque Solto in the North of Pernambuco

Authors

  • Lineu Gabriel Guaraldo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.50318

Keywords:

Artes Cênicas, Maracatu de Baque Solto, Zona da Mata Norte de Pernambuco, Carnaval, Samba.

Abstract

This article present an approach that dialogues with the creative and pedagogical aspects of Maracatu de Baque Solto, a carnival traditional artistic expression of the North Forest Zone in Pernambuco state (Brazil). Based in my experiences as a participant in a maracatu group, I present re ections on the possibilities of contribution of the Maracatu de Baque Solto to other contemporary artistic practices. rough a discussion about the implications of using the term popular culture and the dialogue with aspects of the notion of experience presented by Jorge Larrosa Bondía, I defend the importance of shared play as a research strategy. e experience of play is defended as an important tool in investigative approaches that aim to reach a certain degree of depth. I argue that approaches based on experience represent an adequate strategy to dialogue with the particularities of creation and transmission of knowledge in Maracatu. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lineu Gabriel Guaraldo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), onde desenvolve a pesquisa Caboclos da Mata Norte: incursões em imaginários de festa e devoção, sob a orientação da Profª. Drª. Sonia Lucia Rangel, com bolsa CAPES. Bacharel em Ciências Sociais-Antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH/Unicamp (2005). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Unicamp (2010). Com atuação em Artes Cênicas, Dança, Interpretação Teatral e Antropologia, pesquisa manifestações populares brasileiras, em especial o Cavalo Marinho e o Maracatu de Baque Solto, tradições da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Integrou como ator e pesquisador o Grupo Peleja, desde sua fundação (2003) até o encerramento das atividades do grupo (2015). Integrou o corpo docente da Pós-Graduação em Dança - Práticas e Pensamentos do Corpo, da Faculdade Angel Vianna em Recife-PE, ministrando disciplina de improvisação em dança e orientando monografias. Como antropólogo, integrou a equipe do Inventário de Referências Nacionais do Cavalo Marinho (IPHAN/FUNDARPE), processo que culminou no reconhecimento desta manifestação cultural como Patrimônio Imaterial do Brasil em 2014. Desde 2004 desenvolve projetos de pesquisa e criação envolvendo a temática da Mata Norte pernambucana. Estudante Pesquisadora vinculado no diretório de grupos do CNPQ ao GIPE-CIT: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade. É membro da ABRACE, Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas dentro do Grupo de Trabalho Mito, Imagem e Cena.

References

ACSELRAD, Maria. Viva Pareia! : corpo dança e brincadeira no cavalo marinho de Pernambuco. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista brasileira de educação, n.19, p. 20-28, jan. -fev. -mar. -abr. 2002.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Trad. Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

GUARALDO, Lineu Gabriel. Ensinamentos do corpo brincante e sua apropriação singular. In: OLIVEIRA, Érico José de (org). Tradição e Contemporaneidade na cena do Cavalo Marinho. Salvador: UFBA/PPGAC, 2012. p. 135-142.

LARANJEIRA, Carolina Dias. Aprender o que não foi ensinado: processos educacionais no Cavalo Marinho pernambucano. Revista Rebento, n. 6, p. 204-220, maio 2017.

VICENTE, Ana Valéria. Maracatu Rural - o espetáculo como espaço social: um estudo sobre a valorização do popular através da imprensa e da mídia. Recife: Ed. Reviva, 2005.

Published

2017-12-30

How to Cite

GUARALDO, L. G. Carnival Caboclo: Sambar Maracatu de Baque Solto in the North of Pernambuco. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 004–017, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.50318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/50318. Acesso em: 17 jul. 2024.