A Performance para o Riso: a Comicidade na Quasar Cia. de Dança a Partir de “Por Instantes de Felicidade” (2008)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43539Keywords:
Dança Contemporânea, Comicidade, PerformanceAbstract
Este artigo analisa duas cenas do espetáculo de comemoração dos vinte anos da Quasar Cia. de dança, intitulado Por Instantes de Felicidade (2008), para detalhar seu marcante traço de comicidade e como esse aspecto composicional e cênico foi um dos grandes responsáveis por impulsionar a companhia em cenário nacional e internacional. O intuito final deste trabalho, fruto de parcela das reflexões de minha pesquisa de mestrado, se centra em discutir como esse elemento cênico reiterado nos espetáculos da companhia expõe uma problemática frequente da dança contemporânea: Ela é sempre o novo? As considerações levantadas para responder esta questão têm como principais norteadores as discussões nos campos de performance e dança contemporânea.
Downloads
References
FONTES
ANOS Quasar Cia. de Dança – Por Instantes de Felicidade. Direção: Michael Valim e Rogério Safadi. Produção: Pricila Ximenes. Teatro Goiânia, 18 abr. 2008, DVD, NTSC, Color, 16:9 (1h30m), Dolby Digital. Goiânia, GO: SambaTangoFilmes, 2009.
CALVET, D. Questionário escrito: 20 anos Quasar Cia. de Dança, Por Instantes de Felicidade, Teatro Goiânia, abril de 2008. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 16 dez. 2014.
QUASAR CIA. DE DANÇA. Não Perturbe. Rio de Janeiro/RJ, mar. 1992, DVD, acervo particular 011.
______. Versus. [s.l.], 1994, DVD, acervo particular 022.
______. Registro. [s.l.], 1997, DVD, acervo particular 031.
RODOVALHO, H. Entrevista Henrique André Rodovalho Pereira. Goiânia/GO, Espaço Quasar, 27 set. 2013, 14:10h. Entrevista concedida a Michael Silva, gravada em aparelho celular Positivo P201.
REFERÊNCIAS
CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. São Paulo: Sprint, 1999.
CAMARGO, Robson Correia de; CAPEL, Heloísa Selma Fernandes e REINATO, Eduardo José. Performances Culturais. São Paulo: Ed. Hucitec, 2011.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Trad.: Thaís Flores Nogueira Diniz e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
DAWSEY, John Cowart. Tranças. In: DAWSEY, John Cowart; Moller, Regina Pollo; HIKIJI, Rose Satako Gitirana e MONTEIRO, Marianna F. M. [et. al.]. Antropologia e performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro nome, 2013, p.17-36.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2006.
LOUPPE, Laurence. Corpos híbridos. Trad. Gustavo Ciríaco. In: ANTUNES, A. [et al.]. Lições de dança, 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000, p.27-40.
______. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
RIBEIRO, Luciana Gomes. Dança contemporânea em Goiânia: O começo de uma história. Curso em Educação Física, 1998. Trabalho de conclusão de Curso (Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás – ESEFEGO).
ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea?. Salvador: Conexões Criativas, 2016.
SCHECHNER, Richard. Performance. Teoría y practicas interculturales. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, Secretaría de Extensión Universitaria y Bienestar Estudiantil, 2000.
______. Performances Studies: an introduction, second edition. New York & London: Routlege, 2006.
______. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo, vol.2, N.1, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/viewFile/9993/5473. Acesso em: 05 jun. 2012.
______. (2012a). Entrevista: Uma tarde com Richard Schechner. In: LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, p.21-45.
______. (2012b). Ritual. In: LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, p.49-89.
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
SILVA, Madalena Xavier Santos Rodrigues da. O movimento do corpo disciplinado. Mestrado em Ciências da Comunicação, 2010. Dissertação (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: A dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
TOMAZZONI, Airton. Essa tal de dança contemporânea, 2006. Disponível em: http://idanca.net/esta-tal-de-danca-contemporanea/. Acesso em: 10 ago. 2013.
VICENZIA, I. Dança no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte; São Paulo: Atração Produções Ilimitadas, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.