O Ator na Cena Cômica: Aproximações Entre a Teoria Bergsoniana do Riso e a Prática Cênica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43409Abstract
O artigo apresenta uma reflexão da teoria bergsoniana do riso, buscando analisar implicações de suas aproximações com a prática cênica. Para tanto, tem como eixo central a teoria do mecânico colado no vivo de Henri Bergson na tentativa de utilizá-la como disparadora para proposições cênicas e cômicas no ofício do ator. Por fim, ao confrontar tais aproximações com os estudos de pesquisadores teatrais, aponta algumas restrições que o pensamento bergsoniano sobre o riso apresenta quando angulado sob a prática cênica.
Downloads
References
ANDRADE, Elza de. Mecanismos de comicidade na construção do personagem: propostas metodológicas para o trabalho do ator. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Teatro/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Tese (Doutorado em Teatro).
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2006.
________________. O ator pós-dramático: um catalisador de aporias?. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, Silvia (orgs). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010. p. 87 – 100.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: A estética do teatro. São Paulo: Graal, 1992.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
FERNANDES, Silvia. Teatros pós-dramáticos. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, Silvia (orgs). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2010. p. 11 – 30.
GRANDE ditador, O. Direção, roteiro e produção: Charles Chaplin. Intérpretes: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Maurice Moscovich. [S.l]: Charles Chaplin Productions; Warner Home Video, 1940. 1 DVD (126 min).
MENDES, Cleise Furtado. A gargalhada de Ulisses. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SILVA, Daniel Marques da. O tipo cômico: construção dramatúrgica, atorial e cênica. Revista repertório. Salvador, Universidade Federal da Bahia, n. 8, p. 28 – 33, 2008.
TEMPOS Modernos. Direção, roteiro e produção: Charles Chaplin. Intérpretes: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Chester Conklin, Hank Mann, Louis Natheaux, Allan Garcia. [S.l]: Charles Chaplin Productions, 1936. 1 DVD (89min).
XIMENES, Fernando Lira. O ator risível: procedimentos para cenas cômicas. Ceará: Ed. Expressão Gráfica, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.