Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.41565Keywords:
Dança, Teatro, Produção Partilhada do Conhecimento, Estudos da Deficiência, Luta AntimanicomialAbstract
Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade.
Downloads
References
AMARANTE, Paulo (coord). Loucos pela Vida. A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 2a edição. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
BAIRON, Sergio. Lazaneo, Caio. Produção Partilhada de Conhecimento: do filme à hipermídia. Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Ed. Annablume, 2002.
FERREIRA, Marcos Ribeiro; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Deficiência física e inserção social: a formação dos recursos humanos. Caxias do Sul: Ed. da Fundação Universidade de Caxias do Sul: 1984.
FRAGA, Myriam. Leonídia: a musa infeliz do poeta Castro Alves. Salvador: Casa de Palavras, 2002.
LOBO, Lilia Ferreira. Infames da História; os Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
MARTINS, Bruno Sena; FONTES, Fernando; HESPANHA, Pedro; BERG, Aleksandra. Emancipação dos Estudos da Deficiência. Revista Crítica de Ciências Sociais. 2012 (p. 45-64)
MEYER, André. Danc?a e Ciência: Estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Danc?a de Helenita Sa? Earp. Tese (doutorado) Orientador: Adalberto Vieyra - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica, Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.
MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. (Dissertação de Mestrado) Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.
PACHECO, Lilian. A Pedagogia Griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas , São Paulo:USP. ano 2 n.3. set 2014/mar 2015. p. 22-99.
PERES, Marta Simões. Paratodos. Diversidade, dança e saúde. in Ferraz, Wagner e Mozzini, Camila. Estudos do corpo: encontros com arte e educação. Porto Alegre: Indepin, 2013
PERES, Marta. Justino, Gessica. Corpo Humano e Danças Brasileiras/jongo. uma proposta didática com teoria e prática. Artefactum - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia. Rio de Janeiro, n. 1. fev, 2015.
ROMAN, Artur Roberto. O conceito de Polifonia em Bakhtin. O trajeto polifônico de uma metáfora. Letras, Curitiba, Ed UFPR. n. 41-42. p 207-220. 1993.
SAUR, Ellen; JOHANSEN, Oddbjørn. Stepping into the unknown – welfare, disability, culture and theatre as an opportunity for equality? Research in Drama Education. Vol. 18 (3). 2013.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. Uma prática corporal. Rio de Janeiro: Caioá, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Art on Stage Journal uses the Creative Commons - Attribution-Non-Commercial 4.0 International license as a basis for transferring rights, for open access journals (Open Archives Initiative - OAI).
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1) Authors retain the copyright and grant the Art on Stage Journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Non Commercial License.
2) Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this Journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, provided that the reference to the place of publication is cited, that is, the electronic address / reference of Art on Stage Journal.
4) The authors of the works published in the Art on Stage are expressly responsible for their content.
5) Authors will not be paid for publication of works in the Art on Stage Journal.