Dancing the Flesh: The Adam Myth in Scene

Authors

  • Luiz Felipe Ferreira da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Keywords:

Dança, Mito, Criação, Corpo.

Abstract

This article offers a reflection about the human condition revealed in myths, which in its symbolic potential, serves us as an impetus to think about the existence, the body, and create artistically in contemporary dance under the perspective of the phenomenological attitude that proposes the French philosopher Merleau-Ponty. This is an account of creation lived with Aviva Cia de Dança, process that culminated in the artistic and choreographic work “A Carne que Sou”, and that inspired in the myth of Adam, breathe its own senses to each body that created that dance, unleashing possibilities to think the creations and artistic works as advisors in ontological and epistemological reflections.

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Author Biography

Luiz Felipe Ferreira da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrando em Artes Cênicas pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação- CIRANDAR. Desde a graduação tem se dedicado à pesquisa e produções acadêmicas de cunho sócio-filosófico, artístico e teológico do corpo e da cultura de movimento, em um aprofundamento da dança enquanto linguagem sensível emergente das relações possíveis corpo/religião/espiritualidade. Bailarino profissional reconhecido pelo SATED/RN desde 2004, dançou por várias escolas de dança da cidade de Natal/RN, dentre elas a Escola Municipal de Ballet Prof. Roosevelt Pimenta, onde obteve sua formação em técnica clássica. Em 2005 ingressou no Curso Técnico de Dança Contemporânea da Universidad de Guanajuato/ México, se especializando nessa possibilidade do dançar. Dirige e coreografa a Aviva Cia de Dança, que fundada pelo mesmo, tem desenvolvido não apenas trabalhos artísticos conceituais de qualidade na linguagem da dança contemporânea, mas incentivadores da arte e cultura na cidade de Natal/RN.

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Published

2015-03-31

How to Cite

ROCHA, L. F. F. da. Dancing the Flesh: The Adam Myth in Scene. Art on Stage Journal, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 101–119, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/29641. Acesso em: 3 jul. 2024.