Arquivos de dança contemporânea em Araucanía/Wallmapu: Documentos, testemunhos e processos criativos (2000-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v11i1.82437

Resumo

Arquivos de Dança Contemporânea em Araucanía/Wallmapu: Documentos, Testemunhos e Processos Criativos (2000-2023) É um projeto de pesquisa sobre arquivos cênicos correspondentes a produções criativas e pesquisa coreográfica contemporânea na região da Araucanía,  Sul do Chile. Considere o período do ano 2000 a 2023. Revisite os vestígios documentais, registros, imagens e depoimentos de 10 criadores. que desenvolveram e exibiram trabalhos de dança na região. O objetivo principal é poder identificar e coletar documentação relacionada a esses processos, bem como conhecer, analisar e sistematizar os vestígios documentais dos processos/obras criativas, desde a sua organização, valorização e exposição, propor um panorama da criação em dança contemporânea na região. Através de uma série de ações buscarão organizar os materiais documentais encontrados, num processo que consiste em diferentes etapas do trabalho com uma equipe interdisciplinar de pesquisadores. Tudo com o resultado de uma publicação digital que atua como recipiente/ativador de documentos, disseminação de conteúdo e do projeto.

Palavras-chave: arquivo; dança contemporânea; documento; performance; processos criativos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Volpi Barvo, investigador independiente, Santiago, Chile, jorgevolpi@gmail.com

Jorge Volpi Bravo es creador, performer e investigador de artes escénicas. Licenciado en Antropología (UCTemuco) Ha dirigido los proyectos de danza “Variaciones” 2023, “Materia” 2018 y co-dirección en “Estado natural, danza para primera infancia” 2019. Ha colaborado con diferentes coreógrafas, coreógrafos y colectivos de danza en el país como intérprete, performer, documentalista y participado de diferentes proyectos editoriales y publicaciones de danza. Ha participado de diferentes residencias de creación y seminarios de formación en danza; programa de Formación “Por qué me muevo” Centro NAVE y Ministerio de las Culturas las Artes y el Patrimonio 2018, “PULSO DANZA” en Centro de experimentación escénica Valdivia 2017, “MovimientoSUR”, Goethe Institute/NAVE/ PCDV, Santiago 2016

Referências

ALCAINO, Gladys. El cuerpo que mancha, Paulina Mellado, 03 Patrimonio Coreográfico, Santiago, MINCAP, 2018

ALCAINO, Gladys y HURTADO, Lorena. Danza contemporánea en chile, 2000-2015, Autobiografía de una escena,Santiago, Editorial Hueders, 2018

ALCAINO, Gladys y HURTADO, Lorena. Retrato de la danza independiente en chile 1970-2000, Santiago, Ocho libros, 2010

CAVIEDES, Loreto. Cansar el archivo: danza y reconstrucción en Revista A.Dnz, número 3, Departamento de Danza Universidad de Chile, Santiago, 2018

CIFUENTES, Maria Jose. Historia social de la danza en Chile, visiones, escuelas y discursos 1940-1990, Santiago, LOM, 2007

CORDOVEZ, Constanza. Danza Independiente en Chile, reconstrucción de una escena 1990-2000, Editorial Cuarto Propio, Santiago, 2009

LEPECKI, André “El cuerpo como archivo: el deseo de recreación y las supervivencias de la danza”. En Isabel de Naverán y Amparo Écija (eds.) Lecturas sobre danza y coreografía. Madrid: Artea, 2013

MCCOLL, Jennifer y RODRIGUEZ, Poly. Danzas contemporáneas en Chile, Cuaderno Pedagógico, Santiago, MINCAP y NAVE, 2024

MCCOLL, Jennifer. Cuerpo y Visualidad, Reflexiones en torno al archivo, Santiago Ediciones Metales Pesados, 2019

RUBIO, Macarena. Fotografías de la danza contemporánea independiente, Santiago de Chile, 1973-1989, Santiago, 2015

Publicado

2025-09-02 — Atualizado em 2025-09-13

Versões

Como Citar

VOLPI BARVO, Jorge. Arquivos de dança contemporânea em Araucanía/Wallmapu: Documentos, testemunhos e processos criativos (2000-2023). Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 11, n. 1, p. 102–128, 2025. DOI: 10.5216/ac.v11i1.82437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/82437. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático