Produções artísticas em dança para crianças em Goiás
olhares para os editais de fomento entre 2020 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v10i2.81088Resumo
Este trabalho contextualiza as políticas culturais presentes no Estado de Goiás voltado à Arte, mais especificamente da Dança para a infância, entre 2020 e 2024. Para tal, realizou-se um estudo documental dos editais das leis de fomentos Aldir Blanc e Paulo Gustavo, propostas pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás na busca por incentivos à produção artística para o público infantil. Foi encontrado um número quase nulo de propostas cênicas em Dança para crianças aprovadas, o que nos impulsiona a seguir debatendo, publicando, criando e produzindo na interface criança, fazer estético, artístico e poético. Destacamos a participação em fóruns estaduais, no intuito de impulsionar a promoção de políticas públicas que incluam as crianças como público-alvo dos editais, com vistas à democratização do acesso às diversas linguagens.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernanda de Souza. Costuras a muitos corpos para dançarelar na Educação Infantil: Formação inicial docente e Estágio supervisionado em Dança. 235 p. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
ALMEIDA, Fernanda de Souza; MARTINS, Ricardo M. (princesa). Dançarelando na cena infantil: Desafios da criação artística para a criança pequena. Revista da FUNDARTE. Montenegro, ano 20, n. 42, jul./set., p. 1-23, 2020.
BARROS, Manoel de. O Menino que Carregava Água na Peneira. Disponível em: http://www.poesiagalvaneana.com.br/2013/05/o-menino-que-carregava-agua-na-peneira.html#.VYDdlvlVikp. Acesso em: 25 out. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei no 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 26 de dezembro de 1996, Brasília: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Lei nº 14.017. Lei Aldir Blanc de 29 de junho de 2020, Brasília: Senado Federal, 2020.
BRASIL. Lei nº 14.399. Política Nacional Aldir Blanc de 08 de julho de 2022, Brasília: Senado Federal, 2022.
BRASIL. Lei Complementar nº 195. Lei Paulo Gustavo, Brasília: Senado Federal, 2022.
FERNÁNDEZ, Loreto Bravo. A salvaguarda do patrimônio imaterial na América Latina: uma abordagem de direitos, avanços e perspectivas. In: CALABRE, Lia (Org.) Políticas culturais: teoria e práxis. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011.
GOIÁS. Lei nº 20.417 de 06 de fevereiro de 2019. Goiânia: Secretaria de Estado da Casa Civil, 2019.
GOIÁS. Edital de Seleção de Ações Culturais e Artísticas - Concursos nºs 01, 02 e 03/2020 – SECULT. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2020.
GOIÁS, Edital de seleção de Projetos de Dança - Concurso nº 08/2021 – SECULT. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2021a.
GOIÁS, Edital de seleção de Projetos para Crianças, Adolescentes e Jovens - Concurso nº 18/2021 – SECULT. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2021b.
GOIÁS, Edital nº 5- Produção Audiovisual Videoclipe, Videodança, Games. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2023a.
GOIÁS, Edital nº 14- Circula Goiás - Difusão da Arte e Cultura Goiana. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2023b.
GOIÁS, Edital nº 16- Arte em Criação. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2023c.
GOIÁS, Edital nº 18- Ocupa Goiás. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2023d.
GOIÁS, Edital nº 01 - Infância e Cultura. Goiânia: Secretaria de Estado Cultura, Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura, 2024. Disponível em: https://goias.gov.br/cultura/wp-content/uploads/sites/25/2024/09/Edital-01-Infancia-e-Cultura.pdf Acesso em: 20 nov. 2024.
NIVÓN, Eduardo. As políticas culturais e os novos desafios. O patrimônio imaterial na estruturação das novas políticas culturais In: CALABRE, Lia (Org.) Políticas culturais: teoria e práxis. São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2011.
ONU, Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A III de 10 de dezembro de 1948.
PRADO, Patrícia Dias. Fluxos Culturais: Arte, educação, comunicação e mídias. São Paulo, FEUSP, 22ª ed. 377.4. p 371-392. 2017.
SANTOS, Julia de Andrade Henrique dos. Quando a dança encontra a criança: um estudo acerca da criação em dança contemporânea para crianças. Dissertação (Mestrado – Estética e História da Arte), Universidade de São Paulo, 2017.
Links
https://www.gov.br/cultura/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes-e-programas
https://goias.gov.br/cultura/institucional/
https://goias.gov.br/secult-divulga-lista-definitiva-dos-aprovados-nos-editais-aldir-blanc/
https://goias.gov.br/cultura/concursos-2021/
https://goias.gov.br/cultura/lei-paulo-gustavo/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda de Souza Almeida, Luana Ághata Joana Costa de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.