TECIDO MÖBIUS
Tecimento de Recicláveis na Costura Performativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.76018Resumo
O projeto Tecido Möbius – Tecimento de recicláveis na costura performativa aborda o tratamento de materiais plásticos e têxteis de acordo com a concepção performática da cena teatral que conecte arte e prática comunitária. Este projeto concebe um olhar crítico a respeito da imposição de materiais poluentes como plásticos e artigos têxteis que cotidianamente contaminam a vida das sociedades humanas e do meio ambiente. O questionamento é direcionado às tecnologias de produção e economia que se desenvolveram ao longo do século XX, e seguem na promoção de práticas poluentes e exploradoras do trabalho servil nessa terceira década do século XXI. A costura performativa em questão faz a conexão entre a cena e as comunidades populares com o objetivo de promover reflexões e ações a respeito de novos processos de produção nos setores de alimentação e vestuário, de acordo com a aliança que se faça entre valores artísticos, artesanais, culturais e de tecnologia científica. Os estudos teóricos que conferem fundamento para esta pesquisa estão alicerçados em Arte e crítica de arte de Giulio Carlo Argan e O tao da física de Fritjof Capra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Regilan Deusamar Barbosa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.