TECIDO MÖBIUS

Tecimento de Recicláveis na Costura Performativa

Autores

  • Regilan Deusamar Barbosa Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, regilandeusamar@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.76018

Resumo

O projeto Tecido Möbius – Tecimento de recicláveis na costura performativa aborda o tratamento de materiais plásticos e têxteis de acordo com a concepção performática da cena teatral que conecte arte e prática comunitária. Este projeto concebe um olhar crítico a respeito da imposição de materiais poluentes como plásticos e artigos têxteis que cotidianamente contaminam a vida das sociedades humanas e do meio ambiente. O questionamento é direcionado às tecnologias de produção e economia que se desenvolveram ao longo do século XX, e seguem na promoção de práticas poluentes e exploradoras do trabalho servil nessa terceira década do século XXI. A costura performativa em questão faz a conexão entre a cena e as comunidades populares com o objetivo de promover reflexões e ações a respeito de novos processos de produção nos setores de alimentação e vestuário, de acordo com a aliança que se faça entre valores artísticos, artesanais, culturais e de tecnologia científica. Os estudos teóricos que conferem fundamento para esta pesquisa estão alicerçados em Arte e crítica de arte de Giulio Carlo Argan e O tao da física de Fritjof Capra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regilan Deusamar Barbosa Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, regilandeusamar@gmail.com

Sou figurinista e tenho um ateliê em São Gonçalo, Rio de Janeiro, que realiza criações e investigações com materiais têxteis e recicláveis e busca promover o ofício do corte e costura na referida localidade. Possuo mestrado e doutorado conferidos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Atualmente sou integrante do Laboratório Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana coordenado pela Professora Evelyn Furquim Werneck Lima, o qual é vinculado à referida universidade.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

BARBOSA PEREIRA, R. D. TECIDO MÖBIUS: Tecimento de Recicláveis na Costura Performativa. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 209–240, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.76018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/76018. Acesso em: 28 abr. 2024.