ECOCORPO PERFORMATIVO
Terra Invadida, Experiências em Geossítios no Cariri/CE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.75706Resumo
O presente trabalho é um compartilhar da pesquisa de Iniciação Científica X (2022), desenvolvida na Universidade Regional do Cariri – URCA, que teve como objetivo investigar as relações corpóreas do corpo com o meio ambiente. Para tanto, nos inspiramos no gênero da Ecoperformance ao procurar questões da ecologia ambiental como suporte de investigação corporal, principalmente pelas questões socioambientais. Enquanto metodologias, fizemos vivências de campo, encontros mediativos e leituras bibliográficas. Nas vivências realizamos investigações corporais em espaços do geossítios do Geopark Araripe, localizado no interior do Ceará, como: o Sítio do Fundão, localizado na cidade de Crato/CE. A trilha do Santo Sepulcro localizado no Horto, e Sítio do Naldo da Granja, ambas em Juazeiro do Norte/CE. Tais investigações culminaram na criação das ecovideoperformances, Terra Invadida e Terra Santa (2022).
Downloads
Referências
BAIOCCHI, Maura. PANNECK, Wolfgang. Taanteatro: forças e formas. São Paulo: Transcultura Marketing e Comunicação Ltda, Taanteatro Companhia, 2018.
BESSE, Jean Marc. O Gosto do Mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
COLOMBO, Eduardo Augusto. Reflexoes sobre Ecoperformance, Paisagem e Contemplação: notas sobre “Visitação” na represa do rio Jundiaí. Festival Arte Como Respiro do Itaú Cultural. P. 1-14, 2020. Disponível em: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/simposiorfc/article/download/807/644 Acesso: 19 de março de 2023.
FERNANDES, Ciane. Sintonia Somática e Meio Ambiente: pesquisas de campo do laboratório de performance no PPGAC/UFBA. Repertório, Salvador, nº 18, p. 175-183, 2012.1. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/download/6415/4437/0 Acesso: 19 de março de 2023.
FÉRAL, Josette. Além dos Limites: teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg [et al.]. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.
MORAIS, Líria de Araújo. O corpo Atravessado pelo Lugar: relato de experiência artística na cidade de Lençóis/BA. Repertório, Salvador, n° 18, p.199-206, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/6417/4439 Acesso: 01 de agosto de 2022.
PANNECK, Wolfgang. Ecoperformance [livro eletrônico] org.; tradução Wolfgang Pannek. São Paulo: Taan Teatro Companhia, 2022. Disponível em: Taanteatro. Acesso em: 18 março 2023.
SITES
Disponível em: 1o FESTIVAL INTERNACIONAL DE ECOPERFORMANCE | Taanteatro. Acesso em: 18 maio 2022.
Disponível em: Parque Estadual Sítio Fundão - WikiParques. Acesso em: 18 março 2023.
Disponível em: Santo Sepulcro | O POVO. Acesso em: 18 março 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Lima, Raimundo Kleberson de Oliveira Benício
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.