EXPEDIENTES DO “ABSURDO” E O METATEATRO NA OBRA DE TENNESSEE WILLIAMS

Uma análise comparativa entre "The Two-Character Play" e "Out Cry"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v9i1.74123

Resumo

Este artigo analisa criticamente as principais diferenças e semelhanças entre as peças The Two-Character Play e Out Cry, de Tennessee Williams. São obras com o mesmo enredo, porém com significativas diferenças na forma narrativa. O objetivo principal é identificar as relações autobiográficas, constatar os recursos formais que as associam ao chamado teatro do absurdo e à obra metateatral de Pirandello, assim como outros possíveis aportes do teatro experimental dos anos contraculturais estadunidenses e o off-off-Broadway. Além disso, apresenta as duas peças, sua recepção, sinopse, contexto e as condições em que foram escritas. Aponta, também, as montagens brasileiras e seus contextos. Como conclusão, tem-se que a remissão a expedientes experimentais do metateatro e do chamado teatro do absurdo permitem abrir portas de compreensão e caminhos estéticos pouco associados ao dramaturgo no Brasil.

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Biografia do Autor

Luis Marcio Arnaut de Toledo, Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil, sp.vi@hotmail.com

Realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Artes da Univeridade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP)

Doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

ARNAUT DE TOLEDO, L. M. EXPEDIENTES DO “ABSURDO” E O METATEATRO NA OBRA DE TENNESSEE WILLIAMS: Uma análise comparativa entre "The Two-Character Play" e "Out Cry". Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 9, n. 1, p. 455–496, 2023. DOI: 10.5216/ac.v9i1.74123. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/74123. Acesso em: 5 nov. 2024.