Uma obra Uma pílula Um diário

aspectos da comicidade e do autobiográfico em um processo de criação em contexto pandêmico

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul,Brasil, bersellimarcia@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2731-1373
  • Evandro Luft Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, evandro-luft@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.71749

Resumo

O trabalho apresenta o processo de Uma obra Uma pílula Um diário criação desenvolvida em contexto de isolamento social durante o ano de 2020. Os aspectos da comicidade e do autobiográfico ganham destaque, sendo que a atuação contemporânea, em período pandêmico, será observada a partir da análise de dados recolhidos durante o processo de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul,Brasil, bersellimarcia@gmail.com

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS).

Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do LACRI - Laboratório de Criação (CNPq).

Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, Escola e Acessibilidade. 

Evandro Luft, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, evandro-luft@hotmail.com

Evandro Luft é formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente vem desenvolvendo trabalhos práticos envolvendo o campo da performance junto ao grupo de estudos e práticas performATIVAS. Pesquisador do grupo de pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq). Professor de Arte da rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina durante o ano de 2021. Ator e performer. 

Referências

ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. [Tradução: Ivone Castilho Benedetti.] São Paulo: Martins Fontes, 2004.

CONDE, Rafael. O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-29, set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20500. Acesso em: 14 jan. 2022.

EDMONDSON, Ray. Uma filosofia de arquivos audiovisuais. Paris: UNESCO, 1998.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O Corpo-Em-Experiência. Revista do LUME, Campinas, n. 04, p. 01-11, dez. 2013. Disponível em https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 14 jan. 2022.

LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário a cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão da cena contemporânea. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SOUZA, Henrique Bezerra de. O Ator na Cena Cômica: o gesto como via de construção da comicidade. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

BERSELLI, M.; LUFT, E. Uma obra Uma pílula Um diário: aspectos da comicidade e do autobiográfico em um processo de criação em contexto pandêmico. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 8, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/ac.v8i1.71749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/71749. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Temas Variados