Uma obra Uma pílula Um diário
aspectos da comicidade e do autobiográfico em um processo de criação em contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v8i1.71749Resumo
O trabalho apresenta o processo de Uma obra Uma pílula Um diário criação desenvolvida em contexto de isolamento social durante o ano de 2020. Os aspectos da comicidade e do autobiográfico ganham destaque, sendo que a atuação contemporânea, em período pandêmico, será observada a partir da análise de dados recolhidos durante o processo de criação.
Downloads
Referências
ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e produção audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. [Tradução: Ivone Castilho Benedetti.] São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CONDE, Rafael. O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Aplicativos para o ensino remoto de teatro: Avatar, deepfake, padlet e outras experimentações. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-29, set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20500. Acesso em: 14 jan. 2022.
EDMONDSON, Ray. Uma filosofia de arquivos audiovisuais. Paris: UNESCO, 1998.
FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: O Corpo-Em-Experiência. Revista do LUME, Campinas, n. 04, p. 01-11, dez. 2013. Disponível em https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 14 jan. 2022.
LEITE, Janaina Fontes. Autoescrituras performativas: do diário a cena. As teorias do autobiográfico como suporte para a reflexão da cena contemporânea. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SOUZA, Henrique Bezerra de. O Ator na Cena Cômica: o gesto como via de construção da comicidade. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcia Berselli, Evandro Luft
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.