Entre o cinema e o teatro
A utilização de recursos épico-brechtianos em Bacurau
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70439Resumo
Esse estudo pretende analisar um recorte do filme brasileiro Bacurau (2019), com a finalidade de compreender de que maneira a forma e o conteúdo dessa obra podem ser interpretados e relacionados a alguns princípios da teoria épico-brechtiana. Partindo do princípio de que o teatro épico-brechtiano é um poderoso agente para as transformações sociais, a postura que deve ser adotada pelos espectadores do teatro épico é a do distanciamento. Assim, para manter o espectador distanciado e, portanto, ativo, é necessário lançar mão de alguns recursos, no caso desse estudo, nos interessa compreender o gestus épico-brechtiano e como esse conceito pode ser observado para a construção do distanciamento em uma obra cinematográfica.
Palavras-chave: Teatro épico-brechtiano. Relações interartes. Bacurau.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brendon de Alcantara Diogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.