Insubmissão pelas frestas

agência de corpos negros de dança e educação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70013

Resumo

Este artigo discorre sobre a trajetória do Coletivo NegreSer (Belo Horizonte/MG) e suas ações artístico/pedagógicas antirracistas, escancarando a colonialidade na formação em dança no ensino superior. Numa interseccionalidade da Arte, Educação e Ciência Sociais, analisou-se implicações da cultura, currículo e colonialidade revelando o etnocentrismo europeu como fonte epistêmica quase exclusiva dos processos educativos em dança no contexto investigado. Por meio de pesquisa narrativa, valendo-se de métodos autobiográficos, reconstitui-se a implementação da agência des jovens negres do Coletivo, bem como as estratégias e dispositivos metodológicos em dança por elas desenvolvidas, contribuindo para o campo de conhecimento das artes cênicas, recusando processos curriculares colonizados e colonizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz de Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), Belo Horizonte, Brasil, andresousaluiz92@gmail.com

André L. Sousa é artista, professor e pesquisar de Dança e Educação, com interesse de estudos das relações étnico-raciais, e integrante-idealizador do Coletivo NegreSer. Possui graduação em Dança pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, graduação-sanduíche em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade de Coimbra (Portugal) e mestrando em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA-UFMG. Atua no ensino de Arte na Educação Básica e na formação profissionalizante de Dança no Cicalt (BH). E-mail: andresousaluiz92@gmail.com

Juliana Gouthier, Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), Belo Horizonte, Brasil,juliana.gouthier@gmail.com

Juliana Gouthier Macedo é artista visual e professora na Escola de Belas Artes da  Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente coordenadora do Curso de Artes Visuais. Pós-Doutorado em Artes, na Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa sanduíche na New York University (NYU). Membro do  grupo de Pesquisa Cultura do Barro. As suas principais linhas de investigação são o o barro/cerâmica e o  ensino/aprendizagem da Arte,  problematizando desigualdades de acesso à arte e à educação e as hierarquias e/ou imposições de modelos artísticas/culturais e estéticos. E-mail: juliana.gouthier@gmail.com

Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BALDI, Neila Cristina et al. CORPOS SINGULARES: AUTOBIOGRAFIA, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO SOMÁTICA NO ENSINO DA DANÇA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. 1, p. 184-203, 2020. Disponível: https://www.e-

BARBOSA. Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BARBOSA. Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.

DUARTE, Adriana Maria Cancella; REIS, Juliana Batista dos, CORREA, Licinia Maria; e SALES, Shirlei Rezende. A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil. Roteiro, v. 45, p. 1-26, 4 jun. 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22528. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22528. Acesso em: 2 ago. 2021.

FURLIN, N. Sujeito e agência no pensamento de Judith Butler: contribuições para a teoria social. Sociedade e Cultura: v. 16, n. 2, 9 out. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/32198. Acesso em: 07 maio 2019.

GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropolis, RJ: Vozes, 2017.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, abr. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivo 4: Educação de qualidade. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/. Acesso em: 02 ago. 2020.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a pratica. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Luciane da. Corpo em diáspora: colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. 2017. 1 recurso online (281 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331753. Acesso em: 15 Jul. 2020.

______. Danças Africanas e suas diásporas no Brasil. São Paulo, 2016. 1 vídeo (17:36 min). Publicado pelo canal Lab. Experimental.org. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tP206mrqm98. Acesso em: 17 maio 2021.

SILVA, Luciane da.; SANTOS, Inaicyra. Falcão dos. Colonialidade na dança e as formas africanizadas de escrita de si: perspectivas sul- sul através da técnica Germaine Acogny. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 162–173, 2017. DOI: 10.20396/conce.v6i2.8648597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648597. Acesso em: 18 fev. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: http://www.ppgmuseu.ffch.ufba.br/sites/ppgmuseu.ufba.br/files/elizeuclementino.pdf. Acesso: 28 jul. 2021.

SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Dossiê (auto) biografia e educação: pesquisa e práticas de formação. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a14.pdf. Acesso: 08 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

SOUSA, A. L. de; MACEDO, J. G. Insubmissão pelas frestas: agência de corpos negros de dança e educação. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 283–312, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70013. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático