O erê dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum

Autores

  • Regia Mabel Freitas Universidade Federal da Bahia, (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mabel_freitas@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69907

Resumo

Este artigo objetivou descrever o espetáculo “Erê” (2015), do Bando de Teatro Olodum, que comemorou as Bodas de Prata (25 anos) deste grupo que promove Teatro Negro desde 1990 em Salvador, na Bahia. No que tange à metodologia, utilizou-se o percursoexploratório-descritivo, a natureza qualitativae para a coleta de dadosoptou-se pela revisão bibliográfica, em geral,negrorreferenciadas,bem como a análise documental do texto dramatúrgico. Os resultados apontaram que essa insurreição cênica, que discute genocídio de jovens pretos, relações familiares, violência nacional, segurança pública, maioridade penal, lei 10.639/03e racismo na mídia, é um grito de intimação com pungentes intenções político-ideológicas defomentar uma luta antigenocida em prol dos direitos civis, políticos e sociais de jovens pretos.

Palavras-chave: Bando de Teatro Olodum; espetáculo Erê; genocídio de jovens pretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regia Mabel Freitas, Universidade Federal da Bahia, (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil, mabel_freitas@hotmail.com

Mulher Preta Feminista Antirracista. Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA – Universidade Federal da Bahia). Formadora Pedagógica decolonial. Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de eventos, livros e periódicos acerca de epistemes negrorreferenciadas (Relações Raciais, com ênfase em Educação Antirracista, atuando em temas como Artes Negras, Culturas Africana e Afro-brasileira, Decolonialidade, Direito Antidiscriminatório e Feminismo Negro) numa perspectiva interseccional, enucleando à raça as avenidas identitárias classe, crença, gênero, geração e orientação sexual. Coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (NUMPERR). Membra do Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora – ALDEIA (UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia). E-mail: mabel_freitas@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

FREITAS, R. M. O erê dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 152–195, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.69907. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/69907. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático