PALHAÇARIA HOSPITALAR A PARTIR DE UMA VISÃO TRANSPESSOAL

Autores

  • Daiani Cezimbra Brum Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Deise Battestin Universidade Internacional da Paz, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.63548

Resumo

O presente trabalho possui um caráter bibliográfico, exploratório e experimental, e tem por objetivo investigar a atuação de palhaças e de palhaços em espaços hospitalares a partir de uma visão que dialoga com uma visão Transpessoal da Psicilogia. Para tanto, além de uma revisão bibliográfica, trazemos uma perspectiva experiencial, uma vez que atuamos como palhaças em hospitais de Chapecó, junto ao grupo XXX. Os espaços em que atuamos em 2019 foram: Hospital do Oeste Catarinense e Hospital da Criança. Ao descrever experiências no âmbito da palhaçaria hospitalar a partir de uma visão Transpessoal, buscamos investigar as aproximações e convergências entre as áreas das Artes Cênicas e as Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Cezimbra Brum, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Palhaça e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT/UDESC), Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017), bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Formou-se em palhaçaria na Escola de Palhaços dos Doutores da Alegria, no curso de Formação de Palhaços para Jovens (2014). Dedicou-se à atuação palhacesca hospitalar junto ao grupo Doutores Risonhos (Chapecó, SC, 2019), à criação artística autoral com a Cia Lunáticas de Palhaças (Florianópolis, SC, 2018-2020), às ações artísticas, teóricas, formativas e de pesquisa na área de Artes Cênicas. Tem experiência em interpretação teatral, máscaras, iluminação cênica, pesquisa e palhaçaria com ênfase na atuação de mulheres e nas poéticas dos contextos hospitalares.

Deise Battestin, Universidade Internacional da Paz, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Bacharel em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda na Universidade Comunitária Regional De Chapecó, no estado de Santa Catarina, em 2008. Realizou a Formação Transdisciplinar em Holística na Unipaz em Florianópolis. Participou do Curso de iniciação à palhaçaria através do Programa Arte Cidadã em Chapecó, entre os anos de 2012 e 2013, e da Oficina de Palhacaria do grupo Doutores Risonhos (Chapecó), na Universidade do Oeste de Santa Catarina em 2018. Atualmente é aluna do Curso de Pós- Graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz de Florianópolis, e atua como Palhaça Aprendiz no Projeto Doutores Risonhos, grupo de palhaças e palhaços profissionais e aprendizes que atuam em contextos hospitalares.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

BRUM, D. C.; BATTESTIN, D. PALHAÇARIA HOSPITALAR A PARTIR DE UMA VISÃO TRANSPESSOAL. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.63548. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/63548. Acesso em: 26 abr. 2024.