O RITUAL NA ERA DIGITAL

Corpo, mídia e ciberativismo nas ações de Pyoter Pavlensky

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.61933

Resumo

O presente estudo parte do diagnóstico realizado pelo filósofo Byung-Chul Han sobre a atual sociedade digital e neoliberal, para pensar as novas demandas que se impõem aos artistas no que diz respeito a procedimentos de criação artística e formulação de narrativas. Para tanto, serão descritas e analisadas as ações desenvolvidas pelo acionista russo Pyoter Pavlensky, entre os anos de 2012 e 2017, visando perceber como o artista tem se relacionado com o contexto apresentado e com os desafios impostos pelo cenário político, em especial a ascensão do autoritarismo na Rússia, assim como pelas inovações comunicacionais suscitadas pela utilização de plataformas virtuais. A hipótese defendida neste artigo é de que Pavlensky agencia diversas camadas discursivas, de forma consciente ou inconsciente, a saber: gesto ritual com referências arcaicas, o envolvimento de agentes do governo como consequência da eficácia ritual do gesto, a memória coletiva acerca de fatos históricos, a simbologia do espaço onde é realizada cada ação, o corpo material e a viralização de imagens simulacro nas redes sociais como forma de criar narrativas de legalidade, legitimidade e competência, as quais são necessárias no embate contra o sistema de poder dos governos da Rússia e da França, assim como são essenciais para o desvelamento das estruturas de domínio e opressão concretizadas na figura dos governos neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Vinícius Almeida, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestrando em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro - Formação do Artista Teatral) pela Universidade de São Paulo com o projeto "A experiência numinosa nas práticas formativas do ator", sob a orientação da Profª. Drª. Alice Kiyomi Yagyu, é graduado em Teatro (Bacharelado em Interpretação Teatral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atuou como bolsista de iniciação científica no projeto "Percursos do drama brasileiro: narrativas, mitos e performances teatrais, de folguedos e reisados, na formação da dramaturgia" orientado pela Profª. Drª. Luciana Morteo Éboli, no qual estudou ao longo de três anos as relações entre mitologia, psique e a práxis cênica.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Como Citar

ALMEIDA, S. V. O RITUAL NA ERA DIGITAL: Corpo, mídia e ciberativismo nas ações de Pyoter Pavlensky. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.61933. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/61933. Acesso em: 25 abr. 2024.