FIGURINO: COMPONENTE DETERMINANTE NA ABORDAGEM CÊNICA E NA COMPOSIÇÃO VISUAL DO ESPETÁCULO DE ÓPERA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54767

Palavras-chave:

Figurino, Traje de cena, Contexto, Ópera,

Resumo

Este artigo reflete sobre o sentido e o significado do figurino no espetáculo de ópera, destacando sua importância como componente expressivo e determinante na encenação. As abordagens cênicas no teatro lírico envolvem transposições espaço temporais e mudanças de narrativa que incidem diretamente no processo criativo dos figurinos e de seus acessórios. Nesse sentido, refletimos sobre como as convenções de estilo, datações preestabelecidas pelo libreto, bem como as narrativas textuais e musicais da ópera, podem determinar a visualidade do espetáculo, sobretudo no tocante ao figurino. Sendo assim, procuramos sondar, de que maneira os figurinos históricos, modernos, atemporais, entre outras denominações, podem condicionar o processo da encenação, assim como influir na percepção do público. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veridiana Piovezan, UDESC/CEART

Mestranda em Teatro pela UDESC. Formada em História pela UFSC e pós graduada em Figurino em Milão (GED). Figurinista, professora de figurino e história do traje. Com experiencia na concepção e execução de figurinos para cinema e artes cênicas. Lecionou como convidada no curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, Escola Panamericana de Artes, entre outras. Atuou entre 2013 e 2015 como Figurinista Residente no Theatro Municipal de São Paulo.

Referências

Livros:

BARTHES, 1965.

DORFLES, 1984.

HAREWOOD, C (ed.), 1991.

MOSTAÇO, 2015.

PAVIS, 2008.

WILDE, Oscar, 1957. p. 207-240.

Periódicos:

ALEXANDRE, Ivan A. Lost in Transposition. In. MERLIN, Christian (Org). Opéra et mise en scène. Paris, n. 241, p.32-39, novembro 2007. Número especial.

ARRUGA, Lorenzo. Figure che invocano da farsi ritratto. In: GARAVANI, Valentino. L’atelier dell’illusione. Teatro alla Scala: Quarant’anni di costumi. Milano: Mazzucchelli, 1985. p. 26-29.

Documento eletrônico:

BARBIERI, Donatella. Encounters in the Archive: Reflections on costume. V&A Online Journal. Issue n.04. p.1-15. Londres: 2012. Disponível em: http://www.vam.ac.uk/content/journals/research-journal/issue-no.-4-summer-2012/encounters-in-the-archive-reflections-on-costume/. Acesso em: 20.out. 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

PIOVEZAN, V. FIGURINO: COMPONENTE DETERMINANTE NA ABORDAGEM CÊNICA E NA COMPOSIÇÃO VISUAL DO ESPETÁCULO DE ÓPERA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54767. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54767. Acesso em: 22 dez. 2024.