FIGURINO: COMPONENTE DETERMINANTE NA ABORDAGEM CÊNICA E NA COMPOSIÇÃO VISUAL DO ESPETÁCULO DE ÓPERA.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54767Palavras-chave:
Figurino, Traje de cena, Contexto, Ópera,Resumo
Este artigo reflete sobre o sentido e o significado do figurino no espetáculo de ópera, destacando sua importância como componente expressivo e determinante na encenação. As abordagens cênicas no teatro lírico envolvem transposições espaço temporais e mudanças de narrativa que incidem diretamente no processo criativo dos figurinos e de seus acessórios. Nesse sentido, refletimos sobre como as convenções de estilo, datações preestabelecidas pelo libreto, bem como as narrativas textuais e musicais da ópera, podem determinar a visualidade do espetáculo, sobretudo no tocante ao figurino. Sendo assim, procuramos sondar, de que maneira os figurinos históricos, modernos, atemporais, entre outras denominações, podem condicionar o processo da encenação, assim como influir na percepção do público.
Downloads
Referências
Livros:
BARTHES, 1965.
DORFLES, 1984.
HAREWOOD, C (ed.), 1991.
MOSTAÇO, 2015.
PAVIS, 2008.
WILDE, Oscar, 1957. p. 207-240.
Periódicos:
ALEXANDRE, Ivan A. Lost in Transposition. In. MERLIN, Christian (Org). Opéra et mise en scène. Paris, n. 241, p.32-39, novembro 2007. Número especial.
ARRUGA, Lorenzo. Figure che invocano da farsi ritratto. In: GARAVANI, Valentino. L’atelier dell’illusione. Teatro alla Scala: Quarant’anni di costumi. Milano: Mazzucchelli, 1985. p. 26-29.
Documento eletrônico:
BARBIERI, Donatella. Encounters in the Archive: Reflections on costume. V&A Online Journal. Issue n.04. p.1-15. Londres: 2012. Disponível em: http://www.vam.ac.uk/content/journals/research-journal/issue-no.-4-summer-2012/encounters-in-the-archive-reflections-on-costume/. Acesso em: 20.out. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.