ENCENAÇÃO E COMUNHÃO NA RODOVIA DOS ROMEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54145Palavras-chave:
Teatro, comunhão, Rodovia dos RomeirosResumo
Com este artigo, pretendemos estudar a encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, realizada pelo Grupo Desencanto de Teatro nos painéis da Rodovia dos Romeiros (GO-060). De antemão, discutiremos a escassez de pesquisas acadêmicas sobre o teatro goiano, particularmente no que toca aos grupos da Região do Entorno de Goiânia, destacando como o teatro aí situado se organiza a partir da sua comunidade, como é o caso do Grupo Desencanto. Em seguida, propomos uma reflexão acerca do conceito de teatro comunitário com base em alguns teóricos de referência sobre o assunto, buscando entender algumas de suas premissas no espetáculo estudado, juntamente com a noção de Auto da Paixão, gênero teatral medieval. Após uma breve apresentação do Grupo Desencanto de Teatro utilizando fontes documentais, focaremos, então, no sentido comunal da encenação da Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo. Com este estudo, esperamos contribuir com produção de conhecimento sobre um grupo teatral goiano tão importante quanto invisível pelo ambiente acadêmico, inclusive o regional.
Downloads
Referências
BEZELGA, Isabel. As abordagens participativas do teatro e comunidade na formação em teatro. In: Mediações Revista OnLine, 2016. vol. 4, n. 2. p. 51-66. Disponível em: http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/130. Acesso em: 11, mai. 2018.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 9 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Trad. de Maria de Lourdes Menezes. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
COHEN-CRUZ, Jan. Entre o ritual e a arte. In: Urdimento Revista de Estudos em Artes Cênicas. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. vol. 1, n. 10. p. 95-125. Dez. 2008.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. Trad. de Karen Astrid Müller e Silvana Garcia. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CRUZ, Ivone. Depoimento de Ivone Cruz [atriz do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.
DEUS, Maria Socorro de. Romeiros de Goiás: a romaria de Trindade no século XX. Goiânia: Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/Universidade Federal de Goiás, 2000. 184 f. Dissertação (Mestrado em História).
GUINSBURG, J.; FARIA, João Roberto; LIMA, Mariângela A. de (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. 2 ed. São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2009.
JACINTO, Amarildo. Depoimento de Amarildo Jacinto [fundador do GDT]. Trindade, 2016. Clipe de filme.
_____ et al. Grupo Desencanto de Teatro: especial 25 anos. Sociedade Cultural Desencanto: Trindade-GO, 2012.
JACÓB, Amir S. A santíssima Trindade de Barro Preto: história da romaria de Trindade. 3 ed. Trindade-GO: Ed. PUC Goiás, 2010.
PAVIS, Patrice. Dicionário da performance e do teatro contemporâneo. Trad. de J. Guinsburg, Marcio Honório de Godoy, Adriano C. A. e Sousa. São Paulo: Perspectiva, 2017.
_____. Dicionário de teatro. Trad. de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
VIEIRA, Maria do Pilar de A.; PEIXOTO, Maria do Rosário da C.; KHOURY, Yara Maria A. A pesquisa em história. 4 ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
ZORZETTI, Hugo. Memória do teatro goiano – Tomo II – A cena no interior. Goiânia: Kelps, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.