VÔOS E SOBREVÔOS WAJANGA – EM BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS NA LUZ M?BÊNGÔKRE-KAYAPÓ.

Autores

  • Rafael Ribeiro Cabral Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.52211

Palavras-chave:

M?bêngôkre-Kayapó, Artes da Cena, Registros.

Resumo

Cada cosmovisão indígena possui uma perspectiva de ver o mundo na constituição das corporeidades envolvidas no contexto compartilhado por seus membros. A etnia M?bêngôkre-Kayapó será a luz para pensar como o corpo se constitui em seus afetos e desafetos na contemporaneidade levando em consideração a recombinação da tradição indígena na aproximação de atores ilícitos que interferem na destruição da floresta e na modificação dos comportamentos tradicionais indígenas localizados no sul do Estado do Pará. Serão voos e sobrevoos para fins de atividade artística no processo interrupto de uma pesquisa que envolve minhas identificações ancestrais com este povo. Os resultados são pensamentos para criação de experimentos artístico-político em processo relacional.

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Biografia do Autor

Rafael Ribeiro Cabral, Universidade Federal do Pará

Rafael Cabral é Professor de Artes, Performer, Fotografo. Formado pelo Curso Técnico de Formação em Ator pela Escola de Teatro e Dança da UFPa. Graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Filosofia da Educação-UFPa. Mestre em Artes-UFPa. Doutorando em Artes - UFPa. Integra o Grupo de Pesquisa TAMBOR (Carnaval e Etnocneologia) CNPQ-2008; CIRANDA (Círculo Antropológico da Dança); GEPEI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, infância e filosofia). Sendo responsável pela criação e manutenção do site etnocenologiaamazonica.net. Estuda a cosmovisão da etnia Mebengokre da Amazônia brasileira em sua espetacularidade indígena na reflexão e experimentação artística.

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

CABRAL, R. R. VÔOS E SOBREVÔOS WAJANGA – EM BUSCA DE MUNDOS POSSÍVEIS NA LUZ M?BÊNGÔKRE-KAYAPÓ. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 1, p. 168–196, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.52211. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/52211. Acesso em: 21 nov. 2024.