PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE

Autores

  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • José Ricardo Roberto da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.50251

Palavras-chave:

Arquétipos, Teatro-Ritual, Imaginação Material, Ancestralidade, Dramaturgia dos Encontros.

Resumo

Este artigo é resultado da Pesquisa de Iniciação Cientifica “A Imaginação Material e a Poética dos Elementos” realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com financiamento do PIBIC-CNPQ. A pesquisa que tomou como referência o Processo Ânima do Arkhétypos Grupo de Teatro colocou o discente pesquisador em contato com as suas raízes ancestrais indígenas e permitiu que este re-significasse o processo de criação a partir de imagens arquetípicas. O grupo trabalha numa perspectiva laboratorial (GROTOWSKI, 2011), inspirada no treinamento psicofísico do ator e na “dramaturgia dos encontros” (HARDERCHPEK, 2015). A pesquisa de caráter prático-reflexivo colocou o ator-pesquisador como participante criador da cena e da dramaturgia e permitiu que este entrasse em contato com sua ancestralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta trabalhos. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

José Ricardo Roberto da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, pesquisador, discente no Curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), artista-brincante de rua. Atualmente é membro do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN) e desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica "A Imaginação Material e a Ancestralidade" (PIBIC/CNPq). Tem experiência na área de artes, com ênfase em interpretação teatral, teatro de rua, encenação e preparação corporal.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. São. Paulo: É Realizações, 2012.

BRONDANI, Joice Aglae. (org.) Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.

GROTOWSKI, Jerzy. Por um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: FondazionePontedera Teatro, Editora Perspectiva, 2007.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “A Poética dos Elementos e a Imaginação Material nos Processos de Criação do Ator: Diálogos Latino-Americanos”. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais. Uberlândia (MG) UFU, 2017. p. 2645-2664.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “A Dramaturgia dos Encontros e o Jogo Ritual: Revoada e A Conferência dos Pássaros”. In: Revista Encontro Teatro nº3. Goiânia: Gráfica PUC Goiás, 2016. p. 33-53.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “O Ator, o Corpo Quântico e o Inconsciente Coletivo”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2015. p. 119-135.

HADERCHPEK, Robson Carlos. The Art of Encounter: The Conference of the Birds in Vienna. Viena/Áustria: Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, 2015. Relatório da Pesquisa de Pós-Doutorado.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LOPES, Joana. Pega Teatro. Campinas, SP: Papirus, 1989.

MARIZ, Adriana Dantas de. A Ostra e a Pérola: Uma visão antropológica do Corpo no teatro de Pesquisa. São Paulo: Perspectiva S.A, 2008.

OLSEN, Mark. As máscaras mutáveis do Buda Dourado: ensaios sobre a dimensão espiritual na interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2004.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Ed. Annablume; Fapesp, 2004.

SANTOS. Inaicyra Falcão dos. “Corpo e Ancestralidade: Uma Configuração Estética Afro-Brasileira”. In Revista Repertório Teatro & Dança nº 24. Salvador: PPGAC/UFBA, 2015. p.79-85.

SANTOS. Inaicyra Falcão dos. “Dança e Pluralidade Cultural: Corpo e Ancestralidade”. In Revista Múltiplas Leituras, v. 2 nº 1. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009. p.31-38

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.

KOPENAWA, Davi, ALBERT, Bruce, A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. Tradução Beatriz Perrone-Moisés; prefácio de Eduardo Viveiros de Castro 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

HADERCHPEK, R. C.; DA SILVA, J. R. R. PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 1, p. 042–070, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.50251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/50251. Acesso em: 28 abr. 2024.