PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE

Autores

  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN
  • José Ricardo Roberto da Silva UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i1.50251

Palavras-chave:

Arquétipos, Teatro-Ritual, Imaginação Material, Ancestralidade, Dramaturgia dos Encontros.

Resumo

Este artigo é resultado da Pesquisa de Iniciação Cientifica “A Imaginação Material e a Poética dos Elementos” realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com financiamento do PIBIC-CNPQ. A pesquisa que tomou como referência o Processo Ânima do Arkhétypos Grupo de Teatro colocou o discente pesquisador em contato com as suas raízes ancestrais indígenas e permitiu que este re-significasse o processo de criação a partir de imagens arquetípicas. O grupo trabalha numa perspectiva laboratorial (GROTOWSKI, 2011), inspirada no treinamento psicofísico do ator e na “dramaturgia dos encontros” (HARDERCHPEK, 2015). A pesquisa de caráter prático-reflexivo colocou o ator-pesquisador como participante criador da cena e da dramaturgia e permitiu que este entrasse em contato com sua ancestralidade.

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Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta trabalhos. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

José Ricardo Roberto da Silva, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ator, pesquisador, discente no Curso de Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), artista-brincante de rua. Atualmente é membro do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN) e desenvolve a pesquisa de Iniciação Científica "A Imaginação Material e a Ancestralidade" (PIBIC/CNPq). Tem experiência na área de artes, com ênfase em interpretação teatral, teatro de rua, encenação e preparação corporal.

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

HADERCHPEK, R. C.; DA SILVA, J. R. R. PROCESSO ÂNIMA: A IMAGINAÇÃO MATERIAL E A DESCOBERTA DA ANCESTRALIDADE. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 1, p. 042–070, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i1.50251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/50251. Acesso em: 21 nov. 2024.