O BUFÃO: A COMÉDIA, A CENA E O JOGO

Autores

  • Joice Aglae Brondani Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.49813

Palavras-chave:

Bufão, Máscara, Jogo, Carnaval, Alegoria

Resumo

O texto procura fazer um a reflexão sobre as linguagens que constituem o discurso verbal, gestual, físico e imagético da máscara do Bufão, tendo como referência os escritos de Cleise Mendes sobre a catarse cômica e a comédia satírica, o jogo de cena trazido por Sergé Martin e a experiência de técnica e cena adquiridas ao longo de um percurso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Aglae Brondani, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutoranda PPGAC-UFBA (CAPES, 2017-...) Pesquisa Encontro de Mitologias: Máscaras da Commedia dell'Arte, Orixás, Entidades e Encantados. Pós-doutora UNITO-ITA (CAPES, 2015-2016), pesquisa: Máscaras Femininas da Commedia dellarte e arquétipos de Iansã e Pombogiras. Pós doutorado PRODOC-CAPES (2011-2014) pesquisa: Comicidade e Criação no PPGAC-UFU-MG. Professora colaboradora da Graduação em Teatro e da Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (2011-2014). Doutorado pelo PPGAC/UFBA (2010) e se desenvolveu na área de Bufão, Commedia dellarte e Cultura Popular Brasileira, com intercâmbio com a Universitá di Roma Tre e Scuola Sperimentale dellAttore. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2006), com intercâmbio na Université Paris X, cuja pesquisa enfocou os processos de clown e encenação, envolvendo teatro do absurdo e o método da análise ativa de Stanislavski. Possui graduação em Bacharelado em Artes Cênicas - Direção Teatral (2001) e Licenciatura em Educação Artística Habilitação em Artes Cênicas (2000), todas as duas realizadas na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, paralelo ao trabalho na academia, fundou os grupos de pesquisa e criação teatral, Cia Buffa de Teatro - SSA/BRA (1998-...) e Bottega Buffa CircoVacanti - TN/ITA (2010 a 2014). É colaboradora do La Nef Aillé - FRA. Tem experiência na área de Artes, Direção Teatral, Preparação de ator e Interpretação, atuando principalmente nos temas: teatro, clown, bufão, commedia dellarte (Máscaras), cultura popular, estados alterados de consciência e processos criativos.

Referências

BAKHTIN, Mikhaïl. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC. 4ª edição, 1999.

BALANDIER, Georges. Le pouvoir sur scènes. Paris/FR, Fayard, 2006.

BERGSON, Henri. O Riso: Ensaio sobre a Significação do Cômico. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

FREUD, Sigmund. “Os motivos dos chistes: os chistes como processo social” In: Obras Completas: Os chistes e sua relação com o inconsciente. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago Editora, 2006.

FREUD, Sigmund. “O Humor” (1927). In: Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud - Vol.XXI. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1974.

MARTIN, Serge et PEZIN, Patrick. Le Fou Roi des théâtres / Voyage en Commedia dell’arte. Saint-Jean-de-Védas. L’Entretemps éditions. 2003.

MENDES, Cleise. A Gargalhada de Ulysses. Um Estudo da Catarse na Comédia. Salvador. Tese de doutoramento pelo PPGAC - UFBA. 2006. P.257.

MINOIS, Georges. Histoire du rire et de la dérision. Ed. Fayard, 2000.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo. Perspectiva,2005.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

BRONDANI, J. A. O BUFÃO: A COMÉDIA, A CENA E O JOGO. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 3, n. 2, p. 041–058, 2017. DOI: 10.5216/ac.v3i2.49813. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/49813. Acesso em: 5 nov. 2024.