O CORPO SEM ÓRGÃOS – FRANCIS BACON E O BUTOH: PROPONDO UMA ESTÉTICA CRUEL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.48856Palavras-chave:
Corpos sem Órgãos, Francis Bacon, Butoh, Estética cruel.Resumo
Apresenta-se com essa investigação, a proposta de uma estética cruel tendo como subsídio artístico/teórico o possível e plausível diálogo do Corpo sem órgãos de Antonin Artaud com as expressões artísticas de Francis Bacon e do Butoh. O intercruzamento entre tais estéticas (cênicas e pintura) permite pensar que Francis Bacon é um corpo sem órgãos que pinta e o Butoh é a própria manifestação do corpo sem órgãos em cena. Sendo assim, busca-se elucidar e pensar por intermédio desse triálogo (Corpo sem órgãos, Bacon e Butoh) pontos de contato que agencie a proposta dessa estética cruel.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Para acabar de vez com o juízo de Deus seguido de O teatro da Crueldade. Trad.: Luiza Neto Jorge e Manuel João Gomes. Lisboa: & etc, 1975.
BAIOCCHI, Maura. Butoh: dança veredas d?alma. São Paulo: Palas Athena, 1995.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Trad.: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Trad.: Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1996.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PASCALI, Maria Júlia. Hiochan: carta a um artista japonês. Acesso aos arquivos pessoais da pesquisadora em: 20, out, 2009.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. 2ª ed. Trad.: Christine Greiner, Ernesto Filho e Fernanda Raquel. São Paulo: n-1 edições, 2012.
VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. 2ª ed. Trad.: Carlos Eugênio Marcondes Moura. São Paulo: Perspectiva, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.