CENA E SUBVERSÃO NO CARNAVAL: O MARACATU RURAL E A RECENTE PRESENÇA FEMININA NESSA EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v3i2.47743Palavras-chave:
Maracatu Rural, Cultura Popular, FeminismoResumo
Resumo
O presente artigo busca analisar os elementos que compõem a expressão artística popular do Maracatu Rural, majoritariamente presente no município de Nazaré da Mata – Pernambuco, tendo como principal ponto de análise o Coração Nazareno, grupo exclusivamente feminino. Além de constatar o caráter singular contido na presença feminina em uma manifestação tipicamente masculina, a investigação vem revelando que há uma grande carga de elementos cênicos nessa livre expressão popular, que lança mão, além de recursos teatrais básicos (personagens/ figuras, figurinos, máscaras, música e dança, entre outros), dos elementos conceituais que abarcam a ideia de performance, configurando assim uma expressão tradicional popular e carnavalesca que utiliza-se de um corpo cênico no momento do encontro com o público.
Palavras-chave: Maracatu Rural; Cultura Popular; Carnaval; Feminismo.
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