A Performance para o Riso: a Comicidade na Quasar Cia. de Dança a Partir de “Por Instantes de Felicidade” (2008)

Autores

  • Michael Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Paulo Petronilio Correia Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43539

Palavras-chave:

Dança Contemporânea, Comicidade, Performance

Resumo

Este artigo analisa duas cenas do espetáculo de comemoração dos vinte anos da Quasar Cia. de dança, intitulado Por Instantes de Felicidade (2008), para detalhar seu marcante traço de comicidade e como esse aspecto composicional e cênico foi um dos grandes responsáveis por impulsionar a companhia em cenário nacional e internacional. O intuito final deste trabalho, fruto de parcela das reflexões de minha pesquisa de mestrado, se centra em discutir como esse elemento cênico reiterado nos espetáculos da companhia expõe uma problemática frequente da dança contemporânea: Ela é sempre o novo? As considerações levantadas para responder esta questão têm como principais norteadores as discussões nos campos de performance e dança contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Mestrando em Performances Culturais pela UFG; graduado em Letras, línguas portuguesa e ingl. e suas Literaturas pela UFT. Atuou nas companhias municipais de Araguaína, Colinas/TO e Quasar Jovem Cia. de Dança/GO.

Paulo Petronilio Correia, Universidade de Brasília (UnB), Distrito Federal, Brasília, Brasil.

Filósofo, doutor pela UFRGS, professor adjunto III de filosofia na UnB/FuP. Atua também como professor no Programa Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG e no PPGCEN/UnB.

Referências

FONTES

ANOS Quasar Cia. de Dança – Por Instantes de Felicidade. Direção: Michael Valim e Rogério Safadi. Produção: Pricila Ximenes. Teatro Goiânia, 18 abr. 2008, DVD, NTSC, Color, 16:9 (1h30m), Dolby Digital. Goiânia, GO: SambaTangoFilmes, 2009.

CALVET, D. Questionário escrito: 20 anos Quasar Cia. de Dança, Por Instantes de Felicidade, Teatro Goiânia, abril de 2008. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 16 dez. 2014.

QUASAR CIA. DE DANÇA. Não Perturbe. Rio de Janeiro/RJ, mar. 1992, DVD, acervo particular 011.

______. Versus. [s.l.], 1994, DVD, acervo particular 022.

______. Registro. [s.l.], 1997, DVD, acervo particular 031.

RODOVALHO, H. Entrevista Henrique André Rodovalho Pereira. Goiânia/GO, Espaço Quasar, 27 set. 2013, 14:10h. Entrevista concedida a Michael Silva, gravada em aparelho celular Positivo P201.

REFERÊNCIAS

CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. São Paulo: Sprint, 1999.

CAMARGO, Robson Correia de; CAPEL, Heloísa Selma Fernandes e REINATO, Eduardo José. Performances Culturais. São Paulo: Ed. Hucitec, 2011.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Trad.: Thaís Flores Nogueira Diniz e Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

DAWSEY, John Cowart. Tranças. In: DAWSEY, John Cowart; Moller, Regina Pollo; HIKIJI, Rose Satako Gitirana e MONTEIRO, Marianna F. M. [et. al.]. Antropologia e performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro nome, 2013, p.17-36.

GOLDBERG, Roselee. A arte da performance – do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes Editora, 2006.

LOUPPE, Laurence. Corpos híbridos. Trad. Gustavo Ciríaco. In: ANTUNES, A. [et al.]. Lições de dança, 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000, p.27-40.

______. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.

RIBEIRO, Luciana Gomes. Dança contemporânea em Goiânia: O começo de uma história. Curso em Educação Física, 1998. Trabalho de conclusão de Curso (Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás – ESEFEGO).

ROCHA, Thereza. O que é dança contemporânea?. Salvador: Conexões Criativas, 2016.

SCHECHNER, Richard. Performance. Teoría y practicas interculturales. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, Secretaría de Extensión Universitaria y Bienestar Estudiantil, 2000.

______. Performances Studies: an introduction, second edition. New York & London: Routlege, 2006.

______. Performers e Espectadores: Transportados e Transformados. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo, vol.2, N.1, 2011. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/viewFile/9993/5473. Acesso em: 05 jun. 2012.

______. (2012a). Entrevista: Uma tarde com Richard Schechner. In: LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, p.21-45.

______. (2012b). Ritual. In: LIGIÉRO, Zeca. (Org.). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012, p.49-89.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

SILVA, Madalena Xavier Santos Rodrigues da. O movimento do corpo disciplinado. Mestrado em Ciências da Comunicação, 2010. Dissertação (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: A dança contemporânea em cena. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

TOMAZZONI, Airton. Essa tal de dança contemporânea, 2006. Disponível em: http://idanca.net/esta-tal-de-danca-contemporanea/. Acesso em: 10 ago. 2013.

VICENZIA, I. Dança no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte; São Paulo: Atração Produções Ilimitadas, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

SILVA, M.; CORREIA, P. P. A Performance para o Riso: a Comicidade na Quasar Cia. de Dança a Partir de “Por Instantes de Felicidade” (2008). Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 053–071, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43539. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43539. Acesso em: 23 dez. 2024.