Jogando com o Cômico: Relato, Experiência e Caminhos de uma Pesquisa

Autores

  • Elison Oliveira Franco Secretaria de Educação do Distrito Federal, Ceilândia, Brasília - DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43518

Palavras-chave:

Jogo, cômico, experiência, metodologia, pesquisa.

Resumo

O cômico tem sido motivo de debates e composições de distintas teorias no campo das Artes Cênicas, seja como gênero teatral, fenômeno social ou filosofia pedagógica, estética e cultural. Assim, por meio da experiência que teve na Escola do Ator Cômico, em Curitiba, Paraná, o autor busca tratar e delinear, nesta escrita, não apenas as suas formulações, como ainda as suas relações com o jogo, elemento que pode contribuir vigorosamente na manifestação cênica do cômico, considerando o contexto e a abordagem artístico-pedagógica planejada metodologicamente para tal finalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, p. 20-28. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>.

CABRAL, Beatriz. Pedagogia do teatro e teatro como pedagogia. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte/MG, 2007. Disponível em: <http://portalabrace.org/memoria/>. Acessado em: 26 set. 2011.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. Franca Rame (org.). Tradução Lucas Baldovino, Carlos David Szlak. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.

FRANCO, Elison Oliveira. Por uma pedagogia teatral cômica: Kkkk ? kkkK. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2014.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg, Maria Lúcia Pereira, Rachel Fuser, Eudynir Fraga e Nanci Fernandes. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

PLÁ, Daniel Reis. Régua, compasso e cinzel: o exercício enquanto ferramenta e instrumento criativo do ator. In: VII Congresso da ABRACE: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/etnocenologia>.

SCHEFFLER, Ismael. A formação do ator na escola do ator cômico. Revista Cena. nº 8, 2010, p. 30-66. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/cena/article/view/15685/10913>. Acessado em: 03 out. 2011.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, [1963], 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FRANCO, E. O. Jogando com o Cômico: Relato, Experiência e Caminhos de uma Pesquisa. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 117–138, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43518. Acesso em: 22 nov. 2024.