O Ator na Cena Cômica: Aproximações Entre a Teoria Bergsoniana do Riso e a Prática Cênica

Autores

  • Henrique Bezerra de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.43409

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão da teoria bergsoniana do riso, buscando analisar implicações de suas aproximações com a prática cênica. Para tanto, tem como eixo central a teoria do mecânico colado no vivo de Henri Bergson na tentativa de utilizá-la como disparadora para proposições cênicas e cômicas no ofício do ator. Por fim, ao confrontar tais aproximações com os estudos de pesquisadores teatrais, aponta algumas restrições que o pensamento bergsoniano sobre o riso apresenta quando angulado sob a prática cênica.

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Biografia do Autor

Henrique Bezerra de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutorando em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), ator e diretor teatral.

http://henriquebezerrads.wix.com/henriquebezerra

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

SOUZA, H. B. de. O Ator na Cena Cômica: Aproximações Entre a Teoria Bergsoniana do Riso e a Prática Cênica. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 015–032, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.43409. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/43409. Acesso em: 23 dez. 2024.