Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica

Autores

  • Marta Simões Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
  • André Meyer Alves de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2062-4561

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.41565

Palavras-chave:

Dança, Teatro, Produção Partilhada do Conhecimento, Estudos da Deficiência, Luta Antimanicomial

Resumo

Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Simões Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Departamento de Arte Corporal / Dança

Referências

AMARANTE, Paulo (coord). Loucos pela Vida. A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil. 2a edição. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.

BAIRON, Sergio. Lazaneo, Caio. Produção Partilhada de Conhecimento: do filme à hipermídia. Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Ed. Annablume, 2002.

FERREIRA, Marcos Ribeiro; BOTOMÉ, Sílvio Paulo. Deficiência física e inserção social: a formação dos recursos humanos. Caxias do Sul: Ed. da Fundação Universidade de Caxias do Sul: 1984.

FRAGA, Myriam. Leonídia: a musa infeliz do poeta Castro Alves. Salvador: Casa de Palavras, 2002.

LOBO, Lilia Ferreira. Infames da História; os Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

MARTINS, Bruno Sena; FONTES, Fernando; HESPANHA, Pedro; BERG, Aleksandra. Emancipação dos Estudos da Deficiência. Revista Crítica de Ciências Sociais. 2012 (p. 45-64)

MEYER, André. Danc?a e Ciência: Estudo acerca de Processos de Roteirização e Montagem Coreográfica baseados em Formas e Padrões de Organização Biológicos a partir dos Fundamentos da Danc?a de Helenita Sa? Earp. Tese (doutorado) Orientador: Adalberto Vieyra - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica, Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

MOTTA, Maria Alice Monteiro. Teoria Fundamentos da Dança: uma abordagem epistemológica à luz da Teoria das Estranhezas. (Dissertação de Mestrado) Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.

PACHECO, Lilian. A Pedagogia Griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas , São Paulo:USP. ano 2 n.3. set 2014/mar 2015. p. 22-99.

PERES, Marta Simões. Paratodos. Diversidade, dança e saúde. in Ferraz, Wagner e Mozzini, Camila. Estudos do corpo: encontros com arte e educação. Porto Alegre: Indepin, 2013

PERES, Marta. Justino, Gessica. Corpo Humano e Danças Brasileiras/jongo. uma proposta didática com teoria e prática. Artefactum - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia. Rio de Janeiro, n. 1. fev, 2015.

ROMAN, Artur Roberto. O conceito de Polifonia em Bakhtin. O trajeto polifônico de uma metáfora. Letras, Curitiba, Ed UFPR. n. 41-42. p 207-220. 1993.

SAUR, Ellen; JOHANSEN, Oddbjørn. Stepping into the unknown – welfare, disability, culture and theatre as an opportunity for equality? Research in Drama Education. Vol. 18 (3). 2013.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. Uma prática corporal. Rio de Janeiro: Caioá, 1998.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

PERES, M. S.; LIMA, A. M. A. de. Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 154–170, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.41565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565. Acesso em: 29 mar. 2024.