Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica

Autores

  • Marta Simões Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
  • André Meyer Alves de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2062-4561

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i3.41565

Palavras-chave:

Dança, Teatro, Produção Partilhada do Conhecimento, Estudos da Deficiência, Luta Antimanicomial

Resumo

Este trabalho aborda a criação do espetáculo “Leonídia: ela é doida?”, pela “Trupe DiVersos”/ Projeto Paratodos/UFRJ. Após a passagem da performance/leitura dramatizada (2014) à montagem do espetáculo (2015), seguiram-se seis apresentações. Leonídia é fruto do curso de extensão “Criação Cênica Polifônica” (CCP), cuja ideia central consistiu em aplicar as noções de Produção Partilhada do Conhecimento (PPC) (Bairon e Lazaneo, 2012) e de polifonia (Bakhtin, 2010) na cena. Somados ao contato com manifestações de culturas tradicionais do Brasil, os conceitos materializam-se em arte e demais produções, tais como eventos acadêmicos, material audiovisual e o presente artigo. A criação, roteirização e montagem de um espetáculo por um grupo que tem como característica a diversidade aposta no aumento da permeabilidade entre universidade e sociedade.

 

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Biografia do Autor

Marta Simões Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Departamento de Arte Corporal / Dança

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

PERES, M. S.; LIMA, A. M. A. de. Leonídia: ela é doida? Produção Partilhada do Conhecimento e Criação Cênica Polifônica. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 3, p. 154–170, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i3.41565. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/41565. Acesso em: 24 dez. 2024.