RELAÇÕES ENTRE PERFORMANCE E FLUXOS MIGRATÓRIOS NA OBRA DE LIDA ABDUL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.36245Palavras-chave:
Migração, Performance, Lida AbdulResumo
Este artigo visa compreender como se dão as relações entre os processos de migração e criação artística nos trabalhos desenvolvidos pela artista afegã Lida Abdul. Esta tessitura constrói-se a partir de uma breve apresentação de sua trajetória artístico biográfica, além de uma análise na qual especula-se e argumenta-se sobre a influência de sua experiência como refugiada, na criação e produção de suas performances e vídeo-arte, tomando como exemplo a obra intitulada “Dome”, na qual torna-se evidente a perspicácia da artista ao capturar instantes, elaborar emoções, promover debates e olhar cuidadosamente para a realidade ao fazer dela um espaço para a produção e compartilhamento de sensibilidades e percepções.
Downloads
Referências
COHEN, Renato. A performance como linguagem. 3.ed. São Paulo, Perspectiva, 2011.
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. p.197-210. In: Sala Preta, 2009.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo, Perspectiva, 2005.
WENDEN, Catherine W. El fenómeno migratorio en el siglo XXI – Migrantes, refugiados y relaciones internacionales. 2. ed. Tradução de Grabriela Vallejo Cervantes. México: FCE, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Arte da Cena utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI).
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Arte da Cena o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution Non Commercial.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, desde que citada a referencia do local de origem de publicação, ou seja, do endereço eletrônico/referência da Revista Arte da Cena.
4) Os autores dos trabalhos publicados na Revista Arte da Cena são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
5) Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista Arte da Cena.