RELAÇÕES ENTRE PERFORMANCE E FLUXOS MIGRATÓRIOS NA OBRA DE LIDA ABDUL

Autores

  • Camila Silveira Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.36245

Palavras-chave:

Migração, Performance, Lida Abdul

Resumo

Este artigo visa compreender como se dão as relações entre os processos de migração e criação artística nos trabalhos desenvolvidos pela artista afegã Lida Abdul. Esta tessitura constrói-se a partir de uma breve apresentação de sua trajetória artístico biográfica, além de uma análise na qual especula-se e argumenta-se sobre a influência de sua experiência como refugiada, na criação e produção de suas performances e vídeo-arte, tomando como exemplo a obra intitulada “Dome”, na qual torna-se evidente a perspicácia da artista ao capturar instantes, elaborar emoções, promover debates e olhar cuidadosamente para a realidade ao fazer dela um espaço para a produção e compartilhamento de sensibilidades e percepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silveira Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Camila Duarte é graduada no curso de literatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Atualmente é bolsista pela CAPE. Aluna do curso de Pós-Graduação Strictu Sensu em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. A pesquisa encontra-se em andamento. É orientada pela Profª. Dra. Luciana Lyra.

Referências

COHEN, Renato. A performance como linguagem. 3.ed. São Paulo, Perspectiva, 2011.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. p.197-210. In: Sala Preta, 2009.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. Tradução Renato Cohen. São Paulo, Perspectiva, 2005.

WENDEN, Catherine W. El fenómeno migratorio en el siglo XXI – Migrantes, refugiados y relaciones internacionales. 2. ed. Tradução de Grabriela Vallejo Cervantes. México: FCE, 2013

Downloads

Publicado

2016-10-11

Como Citar

DUARTE, C. S. RELAÇÕES ENTRE PERFORMANCE E FLUXOS MIGRATÓRIOS NA OBRA DE LIDA ABDUL. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 105–113, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.36245. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36245. Acesso em: 28 abr. 2024.