FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação

Autores

  • Dodi Leal Universidade de São Paulo (USP). Butanta, São Paulo - SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v2i2.36028

Palavras-chave:

Pedagogia do Teatro, Teatro-Fórum, Teatro-Imagem, Augusto Boal, Teatralidades.

Resumo

As críticas feitas nos anos 1980 e 1990 ao Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, apontam problemas teórico-metodológicos que parecem comprometer seu efeito de teatralidade. Ainda que suas contribuições pedagógicas apareçam como consenso entre pesquisadores, elementos ligados à concepção artística, às características de produção e às dinâmicas de recepção apresentam limitações práticas e referenciais. Este estudo relata um experimento que avalia as técnicas Teatro-Imagem e Teatro-Fórum indicando a pedagogia da aproximação como nova prática criativa.

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Biografia do Autor

Dodi Leal, Universidade de São Paulo (USP). Butanta, São Paulo - SP, Brasil.

Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; E-mail: dodi@usp.br. Projeto de Pesquisa: Poéticas corporais de travestilidades e transexualidades: estudo crítico das práticas de Teatro do Oprimido e de intervenção psicossocial comunitária em territórios paradoxais de prostituição rueira da cidade de São Paulo (desde 2014). Pesquisa vinculada a área de Processos Psicossociais Básicos, com orientação do Prof. Dr. Luis Galeão-Silva. Bolsista de Doutorado da CAPES. Atuação profissional: diretor do Coletivo Metaxis de Teatro do Oprimido e coordenador artístico-pedagógico de teatro do Programa de Iniciação Artística - Piá da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

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Publicado

2016-10-11

Como Citar

LEAL, D. FRICÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO NA CONTEMPORANEIDADE: por uma pedagogia teatral da aproximação. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 2, n. 2, p. 114–127, 2016. DOI: 10.5216/ac.v2i2.36028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/36028. Acesso em: 14 nov. 2024.