LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: ANANSE NAS RUAS

Autores

  • Gilson Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v1i1.31798

Palavras-chave:

Teatro de Formas Animadas, Performance, Máscaras

Resumo

O presente artigo discute algumas práticas artísticas desenvolvidas no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da Escola de Belas Artes da UFRJ, laboratório dedicado à pes- quisa de teatro de formas animadas em espaços cênicos não convencionais. Neste sentido, abordaremos as performances Exercícios 1 e Exercício 3, ambas baseadas nas lendas de Ananse – personagem da mitologia axânti, de Gana, na África – e realizadas em espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro. As performances aqui descritas operam numa região liminar, onde dialogam teatro de formas animadas, performance, artes visuais, vídeo, ativismo social e a relação entre atividade artística e espiritualidade. Desta forma, o conceito de Liminaridade, compreendido como um estado psicológico e metafísico onde um sujeito situa-se numa zona limite, tendo consciência de estar entre dois níveis existenciais, perpassa as reflexões sobre tais performances.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

GILSON MOTTA é artista e pesquisador, Dou- tor em Filosofia, professor Associado da Univer- sidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona as disciplinas Teatro de Formas Animadas e Cena e Dramaturgia.

Downloads

Publicado

2014-09-05

Como Citar

MOTTA, G. LABORATÓRIO OBJETOS PERFORMÁTICOS DE TEATRO DE ANIMAÇÃO: ANANSE NAS RUAS. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 1, p. 18–32, 2014. DOI: 10.5216/ac.v1i1.31798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/31798. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Temas Variados