Dançando a Carne: O Mito de Adão em Cena

Autores

  • Luiz Felipe Ferreira da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Palavras-chave:

Dança, Mito, Criação, Corpo.

Resumo

Este artigo possibilita uma reflexão acerca da condição humana
revelada nos mitos que, em sua potência simbólica, nos servem como impulso para pensar a existência, o corpo e criar artisticamente em dança contemporânea, sob a perspectiva da atitude fenomenológica que nos propõe o filósofo francês Merleau-Ponty. Trata-se de um relato do processo de criação vivido junto à Aviva Cia de Dança, que culminou na obra artístico-coreográfica “A Carne que Sou”, e que, inspirada no mito de Adão, respira seus sentidos próprios para cada corpo que a criou e que a dança, desatando possibilidades para se pensar as criações e obras artísticas como orientadoras em reflexões ontológicas e epistemológicas.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe Ferreira da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mestrando em Artes Cênicas pela mesma instituição e membro do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação- CIRANDAR. Desde a graduação tem se dedicado à pesquisa e produções acadêmicas de cunho sócio-filosófico, artístico e teológico do corpo e da cultura de movimento, em um aprofundamento da dança enquanto linguagem sensível emergente das relações possíveis corpo/religião/espiritualidade. Bailarino profissional reconhecido pelo SATED/RN desde 2004, dançou por várias escolas de dança da cidade de Natal/RN, dentre elas a Escola Municipal de Ballet Prof. Roosevelt Pimenta, onde obteve sua formação em técnica clássica. Em 2005 ingressou no Curso Técnico de Dança Contemporânea da Universidad de Guanajuato/ México, se especializando nessa possibilidade do dançar. Dirige e coreografa a Aviva Cia de Dança, que fundada pelo mesmo, tem desenvolvido não apenas trabalhos artísticos conceituais de qualidade na linguagem da dança contemporânea, mas incentivadores da arte e cultura na cidade de Natal/RN.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

ROCHA, L. F. F. da. Dançando a Carne: O Mito de Adão em Cena. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 1, n. 2, p. 101–119, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/29641. Acesso em: 22 dez. 2024.

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