Chamada para o Dossiê Temático "Historiografias em movimento"

2024-11-05

Coordenadoras:

Dra. Eugenia Cadús (CONICET – Universidad Nacional de las Artes – Universidad de Buenos Aires)

Dra. Alejandra Vignolo (Universidad Nacional de las Artes – Universidad de Buenos Aires)

 

Atualmente, há questões historiográficas nos Estudos de Dança como disciplina, como arquivamento e  a recriação (reenactment ou reperformance) que, embora tenham sido amplamente trabalhadas no Norte Global, ainda não foram estudadas em profundidade de um ponto de vista localizado. É necessário investigar as possíveis articulações entre a prática da dança e o trabalho historiográfico a partir de diferentes facetas, a saber: arquivos como coreografias, arquivos de artistas da dança, reconstruções ou reencenações de obras de dança e pedagogias críticas para o ensino da história da dança. A partir desses eixos, estamos desenvolvendo um projeto intitulado “Historiografias em movimento. Arquivo, recriação e novas metodologias para abordar a história da dança argentina” (PICTO-UNA), no qual pretendemos discutir as narrativas canônicas que constroem as memórias do fazer da dança e estabelecer um mapa genealógico totalizante.

 

O objetivo deste dossiê é analisar criticamente e discutir os vínculos entre dança, corpo, história e memória. Investigar, testar e projetar novas metodologias para a história da dança local em diálogo com as teorias já estabelecidas sobre o assunto, que vêm principalmente dos Estudos de Dança do Norte Global, e incluir abordagens interdisciplinares em diálogo com estudos culturais, história da arte, história cultural e estudos de desempenho, etc. Acreditamos que fazer história e fazer dança ou coreografia não são tão opostos como geralmente são entendidos e, por esse motivo, problematizamos as noções de arquivo, reconstrução e patrimônio. A dança como modo de representação nos permitirá intervir e romper seu próprio cânone e testar formulações de outras disciplinas em termos das práticas históricas específicas da dança. Será que fazer história da dança é “fazer história” no sentido em que geralmente é entendido? Ou será que é necessário questionar os fundamentos epistemológicos que moldam essa história?

 

Este dossiê tem como objetivo convocar trabalhos que analisem criticamente os vínculos entre dança, corpo, história e memória, a partir de estudos de dança, estudos de performance e pesquisas em práticas artísticas. Estamos interessados em refletir sobre arquivamento, recriação e novas metodologias de abordagem da história da dança, especialmente no Sul Global, na América Latina e na Ibero-América. A partir desse eixo central, sugerimos uma série de diretrizes temáticas que servirão para organizar a proposta:

 

- História, seus documentos e monumentos nas danças

- Arquivamento, desarquivamento e antiarquivamento de danças

- Arquivos de artistas de dança

- Dança, instituições e patrimônio

- Memória e representação em obras de dança

- Memórias da performance e do corpo e seu papel na história e na pedagogia da dança

- Recriações e reconstruções de obras de dança

- Obras de dança em diálogo com a história

- Prática como pesquisa e pedagogias críticas para o ensino da história da dança.

 

Serão bem-vindos trabalhos originais em espanhol, português e inglês, que devem seguir as diretrizes da revista para autores.

Prazo final para envio de trabalhos: 30 de abril de 2025