DOSSIÊ TEMÁTICO – “AS ARTES DA CENA NOS PALCOS DAS INFÂNCIAS”.

2024-02-16

A Revista Arte da Cena apresenta chamada para submissão de trabalhos, cujas temáticas estejam relacionadas com as artes da cena e a infância, de maneira multi/pluri/inter/trans-disciplinar. O Dossiê temático será dedicado a problematizar as infâncias e as artes da cena – circo, dança, direção de arte, teatro, ópera, performance – em interface com outros campos de conhecimento, tais como: a educação, a sociologia, a psicologia, a história, dentre outros.  Nosso objetivo é reunir artigos que versem sobre investigações nas áreas do ensino, da extensão e da pesquisapara pensarmos sobre processos com crianças (de zero a doze anos), a partir de diversas dinâmicas e que sejam a favor de seus direitos funadamentais. Interessa-nos as narrativas acerca do fazer artístico com/para/pelas crianças, mas também os contextos investigativos de docentes e artistas os quais vêm trabalhando com experiências pedagógicas envolvendo as infâncias e as crianças em suas diversas etapas de desenvolvimento. Almejamos trazer trabalhos que discutam processos criativos e per.formativos, em diálogo com as diferentes concepções de infâncias, as culturas infantis, a diversidade, a diferença, a acessibilidade e as relações étnicos raciais, dentre outras. Ao destacarmos a pergunta “O que temos a aprender com as crianças e a compartilhar sobre a infância?”compreendemos abarcar inúmeras investigações artísticas concernentes ao universo infantil e, portanto, multilinguageiras. Observando essa pluralidade de olhares, entendendo a infância como um período singular de existência e que cada criança é única, a Revista Artes da Cena abre os palcos das infâncias. Um modo de fomentar discussões sobre como o campo das artes da cena vêm tratando e compondo (com) as infâncias; e um meio de dizer SIM às crianças como protagonistas e propositoras de sentidos estÉticos e poéticos. Dar luz aos palcos das infâncias e trazer as crianças ao palco é, sobretudo, vocalizar seus saberes, conhecer seus fazeres artísticos e compreender sua capacidade de fruição e apreciação nos diversos contextos artístico-educacionais.

 

Temas e questões para as pessoas interessadas:



  • A criança como sujeito de direitos e o direito da criança às artes da cena.
  • Políticas públicas e políticas educacionais para as infâncias: contextos histórico-culturais e especificidades das artes da cena.
  • Artes da cena com/para crianças: montagens, desmontagens, técnicas, estéticas e poéticas.
  • Dramaturgias, coreografias, números e outras criações de narrativas para a infância.
  • Corporalidade, criatividade e criação com/para crianças nas artes da cena.
  • Memória e infância: mímesis, imagens, imaginação, imaginários. 
  • Crianças e momentos de aprendizagem cênica: jogos de papéis, faz de conta, contação de história e outras tantas…
  • Trânsitos entre os fazeres docentes: a formação docente e os estágios obrigatórios, residências artístico-pedagógicas e projetos de ensino em Artes da Cena com crianças.
  • Ensinar, aprender e artistar com crianças nas artes da cena: envolvimentos, interações, relações e espaços de convívio.
  • Projetos de extensão nas artes da cena para as infâncias e/ou com crianças.
  • Pesquisas com crianças nas artes da cena: desafios, metodologias, possibilidades, potencialidades, procedimentos e processos.
  • Artes da cena e inclusão: saberes e fazeres com crianças indígenas, negras, com deficiência, corpos não normativos e marginalizados, dentre outros.
  • Artes da cena e perspectivas decoloniais.
  • Artes da cena; mídias, novas tecnologias de informação e comunicação; e infância

O prazo de submissões para este dossiê se encerra no dia 20 de maio de 2024.