Testemunhar por imagens: oralidade, memória social e a produção do audiovisual na pesquisa histórica
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56390Palavras-chave:
História oral, História audiovisual, Memória social, Etnografia audiovisualResumo
Este artigo trata da relação entre a história e o audiovisual na pesquisa, explorando a experiência da história oral, a produção da entrevista em audiovisual e a produção do documentário a partir do registro audiovisual. Nas reflexões teóricas sobre o papel epistemológico da oralidade na história, defende-se a ideia de que, na produção da narrativa histórica é possível incorporar o audiovisual como ferramenta de registro da memória social e como fonte de produção da narrativa historiográfica. O objetivo do artigo é o de refletir sobre a relação entre história oral, o audiovisual e a produção da narrativa historiográfica em audiovisual, a partir do momento em que o historiador introduz a câmera digital na pesquisa de campo, o que o torna um produtor de um novo tipo de fonte histórica, um verdadeiro caderno de campo audiovisual, que registra situações com detalhes, gestos, lágrimas, sorrisos, tensão, emoções, fazendo surgir novos caminhos e possibilidades para a narrativa histórica: uma história visual ou audiovisual, a narrativa historiográfica em audiovisual, um verdadeiro campo de novidades desafiando o velho e acomodado narrador de Clio.
Downloads
Referências
BLOCH, M. Introdução à História. Lisboa: Publicações
Europa América, 1997.
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade?
In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Org.). História: novos objetos.
Tradução Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.
p. 202-203.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Cia das
Letras, 1997.LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas:
Unicamp, 1996.
MAUAD, Ana Maria. Fontes de memória e o conceito de
escrita videográfica: a propósito da fatura do texto videográfico
Milton Guran em três tempos (LABHOI, 2010). História
oral, [S.l.], v. 1, n. 13, 2010.
SOUZA, C.M. Todo Direito é um Direito Humano! Da luta
pela redemocratização à construção da cidadania pelos direitos:
a história do Centro de Defesa de Direitos Humanos de
Osasco. In: MACHADO, A.; TOLEDO, M.R.(Org.). Golpes na
História e na Escola: O Brasil e a América Latina nos Séculos
XX e XXI. São Paulo: Editora Cortez, 2017.
THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros
artigos. Organização geral Antônio Luigi Negro e Sergio Silva.
Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
THOMPSON, P. História Oral: a voz do passado. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1992.
TODO direito é humano. Direção de Lucas Navarro e
Claudia Moraes de Souza. 2015. DVD (26min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.