Testemunhar por imagens: oralidade, memória social e a produção do audiovisual na pesquisa histórica

Autores/as

  • Claudia Moraes de Souza Universidade Federal de São Paulo
  • José da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56390

Palabras clave:

Historia oral, Historia audiovisual, Memoria social, Etnografia audiovisual

Resumen

Este artículo se ocupa de la relación entre la historia y el audiovisual en la pesquisa, investigando la experiencia de la historia oral y en la producción del documental a partir del registro audiovisual. En las reflexiones teóricas sobre el papel epistemológico de la oralidad en la historia, defiendo la idea de que, en la producción de la narrativa histórica es posible incorporar el audiovisual como herramienta de registro de la memoria social y como fuente de producción de la narrativa historiográfica. El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la relación entre historia oral, audiovisual y la producción de la narrativa historiográfica en audiovisual, desde el momento en que el historiador introduce la cámara digital en la investigación de campo, lo que lo convierte en productor de un nuevo tipo de fuente histórica, un verdadero cuaderno de campo audiovisual, que registra situaciones con detalles, gestos, lágrimas, sonrisas, tensión, emociones, haciendo surgir nuevos caminos y posibilidades para la narrativa histórica: una historia visual o audiovisual, la narrativa historiográfica en audiovisual, un verdadero campo de novedades desafiando al viejo y acomodado narrador de Clio.

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Biografía del autor/a

Claudia Moraes de Souza, Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora Adjunta da UNIFESP/ Universidade Federal de São Paulo. Professora da Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. Desde 2012, Pesquisadora-membro Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP. Coordenadora do grupo de pesquisa CNPq e Laboratório de Pesquisa – LEIA – laboratório de estudos interdisciplinares e analises sociais da UNIFESP. Bacharel e Licenciada em História pela USP em 1991. Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, em 1999/ 2007 respectivamente. Autora dos livros Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo, Pelas Ondas do Rádio: Camponeses, Cultura Popular e o rádio nos anos de 1960 e Todo Direito é Humano. Tem experiência em pesquisa em temas que se interseccionam com os Estudos Culturais e com o debate das relações Estado e Sociedade Civil no Brasil, com foco na interação entre atores sociais e instituições políticas abrangendo a temática dos movimentos sociais, direitos humanos, resistências culturais e políticas, participação popular, conselhos participativos e formação política.

José da Silva Ribeiro

É licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), bacharel em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutor em Ciências Sociais – Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordena a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura/ Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia – Espanha (ERASMUS), da Universidade de Savoie – França, e da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Investigação em antropologia visual/media e mediações culturais – CEMRI: Universidade Aberta. Atualmente é professor visitante da UFG – Programa de pós-graduação em Arte e Cultura Visual e Antropologia Social. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Cultura Visual, grupo de Pesquisa Media e Mediações Culturais, do grupo de estudos em Cinema e Narrativas Digitais.

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Claudia Moraes de Souza. 2015. DVD (26min).

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

MORAES DE SOUZA, C.; DA SILVA RIBEIRO, J. Testemunhar por imagens: oralidade, memória social e a produção do audiovisual na pesquisa histórica. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.56390. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/56390. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Cultura Visual 3