O queer e o camp na arte contemporânea latino-americana em um contexto de globalização
Resumo
A presente pesquisa apresenta relações entre arte contemporânea, identidades e gênero, sendo relacionada à linha de pesquisa de Arte e Cultura. Tem como objetivo investigar como se desenvolve a estética homoerótica e queer na América Latina no contexto da globalização. As produções artísticas são tensionadas por conceitos como ambiguidade e camp, de modo que as identidades e os binarismos sejam problematizados na arte contemporânea latino-americana, discutindo as relações entre o global e o local, possibilitando novas interpretações. Dessa forma, propõe-se o método genealógico de Michel Foulcault (1971; 2016) para resgatar discursos omitidos, permitindo outro modo de compreensão da história, não se pautando na hierarquia dos saberes. Neste caso, a genealogia problematiza a omissão de sujeitos e discursos dissidentes na história da arte. Busca-se problematizar as identidades e sexualidades na arte contemporânea através das teorias queer e de gênero a fim de desconstruir os códigos binários. Esta dissertação se organiza de maneira teórica, associando-se em alguns momentos à minha produção artística, e principalmente à produção de outras artistas, onde se evidencia a subversão às regras identitárias e de gênero. A partir da produção artística de Ana Mendieta, Osvaldo Salerno e Hudinilson Jr se problematiza a estética da ambiguidade, onde os sujeitos desestabilizam o binarismo entre masculino e feminino, provocando instabilidade no regime epistemológico visual de identificação. A estética camp é evidenciada através das obras de Flavio de Carvalho, Guillermo Gómez-Peña e Federico Jorge Klemm, os quais exploram os exageros e as artificialidades, propondo uma subversão aos discursos socialmente estipulados. Nesta pesquisa de mestrado não busco definir conceitos, a fim de não criar uma verdade absoluta e de não afetar as possibilidades interpretativas, busco encontrar novas trajetórias que possibilitem novas interpretações e novos sujeitos para a contemporaneidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.