O queer e o camp na arte contemporânea latino-americana em um contexto de globalização
Resumen
A presente pesquisa apresenta relações entre arte contemporânea, identidades e gênero, sendo relacionada à linha de pesquisa de Arte e Cultura. Tem como objetivo investigar como se desenvolve a estética homoerótica e queer na América Latina no contexto da globalização. As produções artísticas são tensionadas por conceitos como ambiguidade e camp, de modo que as identidades e os binarismos sejam problematizados na arte contemporânea latino-americana, discutindo as relações entre o global e o local, possibilitando novas interpretações. Dessa forma, propõe-se o método genealógico de Michel Foulcault (1971; 2016) para resgatar discursos omitidos, permitindo outro modo de compreensão da história, não se pautando na hierarquia dos saberes. Neste caso, a genealogia problematiza a omissão de sujeitos e discursos dissidentes na história da arte. Busca-se problematizar as identidades e sexualidades na arte contemporânea através das teorias queer e de gênero a fim de desconstruir os códigos binários. Esta dissertação se organiza de maneira teórica, associando-se em alguns momentos à minha produção artística, e principalmente à produção de outras artistas, onde se evidencia a subversão às regras identitárias e de gênero. A partir da produção artística de Ana Mendieta, Osvaldo Salerno e Hudinilson Jr se problematiza a estética da ambiguidade, onde os sujeitos desestabilizam o binarismo entre masculino e feminino, provocando instabilidade no regime epistemológico visual de identificação. A estética camp é evidenciada através das obras de Flavio de Carvalho, Guillermo Gómez-Peña e Federico Jorge Klemm, os quais exploram os exageros e as artificialidades, propondo uma subversão aos discursos socialmente estipulados. Nesta pesquisa de mestrado não busco definir conceitos, a fim de não criar uma verdade absoluta e de não afetar as possibilidades interpretativas, busco encontrar novas trajetórias que possibilitem novas interpretações e novos sujeitos para a contemporaneidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está licenciada bajo una Creative Commons Attribution 4.0 International License .
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution 4.0 que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen permiso para publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después de la publicación inicial en esta revista, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado ( Vea el efecto del acceso libre).
Se hicieron todos los esfuerzos para identificar y acreditar a los titulares de derechos sobre las imágenes publicadas. Si tiene derechos sobre alguna de estas imágenes y no ha sido correctamente identificado, por favor, entre en contacto con la revista visuales y publicaremos la corrección en uno de los próximos números.