Marfins góticos: novos estudos
Palavras-chave:
Marfins góticos, Gothic Ivory Project, Medieval Ivory Carvings. 1200-1550Resumo
Nos últimos vinte anos, estudos inovadores vêm resgatando a importância e os significados dos objetos entalhados em marfim elaborados durante o gótico europeu. Entre eles encontram-se Gothic Ivory Project, site que reúne mais de 5.000 peças e o catálogo Medieval Ivory Carvings. 1200-1550, publicado pelo Victoria & Albert Museum em 2014 .
Downloads
Referências
BARNET, Peter (ed.). Images in Ivory. Precious objects in the Gothic Era. Princeton: Princeton University Press / The Detroit Institute of Arts, 1997.
Gothic Ivories Project. Disponível em: <http://www.gothicivories.courtauld.ac.uk/>. Acesso em 01 de dezembro de 2015.
CASTRONOVO, Simonetta; CRIVELO, Fabrizio e TOMASI, Michele (orgs). Collezioni del Museo del Museo Civico d’Arte Antica di Torino: avori medievali. Turim: L’Artistica Editrice, 2016.
DIAS, J.C., CAMPINO, A.M e PAULINO, C. Marfins Góticos. Coleção Calouste Gulbenkian. Lisboa/Londres: Museu Calouste Gulbenkian/Scala, 2015.
GUÉRIN, Sarah e DAVIES, Glyn. Intoduction. Sculpture Journal vo. 23.1 (2014), pp. 7-12. Disponível em :
<https://www.academia.edu/7875395/Introduction_to_New_Work_on_Old_Bones_Recent_Studies_in_Gothic_Ivories>. Acesso em 10 de março de 2015.
KOECHLIN, Raymond. Les ivories gothiques français. Paris : Auguste Picard, 1924.
LOWDEN, J. Medieval and Later ivories in the Courtauld Institute. Londres: Courtauld Institute Galleries, 2013.
LOWDEN, J. e CHERRY, J. Medieval Ivories and Works of Art. The Thomson Collection at the Art Gallery of Ontario. Ontario: Art Gallery of Ontario, 2008.
LONGHURST, Elizabeth. Catalogue of Carvings in Ivory. 2 vols. Londres: Victoria and Albert Museum, 1927-29.
RANDALL Jr, Richard. Masterpieces of Ivory. From The Walters Art Galley. Baltimore: Walters Art Gallery, 1985.
TOMASI, Michele. Les ivoires gothiques: foisonnement et renouveau des études. Perspective. Actualité en histoire de l’art, 1 (2017), pp. 153-160.
WILLIAMSON, Paul. “Avori italiani e avori francesi”. In: PACE, V. e BAGNOLI, M. (eds.). Il gotico europeo in Italia. Nápoles: Electa Napoli, 1994, pp. 293-298.
WILLIAMSON, Paul e DAVIES, Glyn. Medieval Ivory Carvings 1200-1550. 2 vols. Londres: V & A Publishing, 2014.
YVARD, Catheryne. Preface. In: YVARD, Catheryne (ed.). Gothic Ivory Sculpture. Content and Context. Londres: The Courtauld Institute of Art, 2017, pp. 11-15.
Disponível em:
<http://courtauld.ac.uk/wp-content/uploads/2017/cbo/Preface.GothicIvorySculpture.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.