Arte, cotidianidade e domesticidade: das metanarrativas aos pequenos relatos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48292Palavras-chave:
cotidianidade, domesticidade, pequenos relatosResumo
Este artigo trata das relações entre arte, cotidianidade e domesticidade, analisadas a partir da observação de um direcionamento discursivo, artístico e cultural rumo aos pequenos relatos e a uma esfera micro, refletida no crescente interesse dos artistas pelas questões do cotidiano, da vida íntima, do privado e do doméstico na arte. Este interesse se renova a partir da década de 1980, por meio do uso da fotografia pelos artistas, o que possibilita a produção de ficções e novas realidades montadas para a tomada fotográfica.
Downloads
Referências
CEREZO, Álvaro Galmés. Morar: arte y experiencia de la
condición doméstica. Madrid: Ediciones Asimétricas, 2014.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à
realidade virtual. Poto Alegre: UFRGS, 2003.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os
limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.
FERRANDO, Bartolomé. arte y cotidianeidad hacia la transformación
de la vida en arte. Madrid: Árdora Ediciones, 2012.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e produção do sujeito: o
privado em praça pública. In: FONSECA, Tania Mara Galli;
FRANCISCO, Deise Juliana (Org.). Formas de ser e habitar a
contemporaneidade. Porto alegre: UFRGS, 2000. p. 109-120.
GASSEN, Fernanda Bulegon. Agenciamentos de visita: nota-
ções pictóricas na fotografia de ambientes domésticos. 2010.
f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa
de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 12. ed. Rio
de Janeiro: José Olympio, 2009.
MAH, Sérgio. Sentidos de lo cotidiano. [S.l.: s.n.], [2009].
Disponível em: <http://www.phedigital.com/anteriores/html/phe_dinamica/archivos/descarga.
php?nombre=presentacion.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2009.
PEREZ, Karine. “Habitações”: autorretratos como microterritó-
rios subjetivos. 2016. 200 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais)
- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte
contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.