Payasas mujeres y mujeres payaso: el travestismo en la payasaria

Autores

  • Melissa Lima Caminha Escola Universitària ERAM / Universitat de Girona
  • Judit Vidiella Pagès Escola Universitària ERAM - Universitat de Girona

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i1.48278

Palavras-chave:

Palhaçaria, Comicidade Feminina, Travestismo

Resumo

A palhaça é uma figura recente na história das Artes Cênicas e vem ganhando espaço e visibilidade através de um movimento articulado, entre outros fatores, em torno de uma categoria denominada “comicidade feminina”. Nesse contexto de reivindicação e visibilização da comicidade da palhaça, emergem diversas problemáticas relacionadas ao gênero na palhaçaria. Este artigo aborda um desses problemas: o travestismo das mulheres nessa prática artística. A partir de um enfoque feminista-queer, elaboramos algumas perguntas sobre a performance das mulheres na palhaçaria, que possam ampliar o debate sobre a categoria de “comicidade feminina” elaborado por diversas palhaças nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Lima Caminha, Escola Universitària ERAM / Universitat de Girona

Palhaça, performer, arte educadora e pesquisadora. Professora e coordenadora- Grau en Artes Escèniques (GAE) Escola Unicersitària ERAM. Universitat de Girona.

Judit Vidiella Pagès, Escola Universitària ERAM - Universitat de Girona

Licenciada (1999) y Doctora (2009) en Bellas Artes por la Universidad de Barcelona (UB), mención de calidad con la tesis doctoral “Prácticas de corporización y pedagogías de contacto: una aproximación a los Estudios de Performance”.

Acreditada como lectora por la AQU (2009). Miembro del programa internacional de doctorado “Artes y Educación: un enfoque construccionista”, coordinado por la UB, UdG y UGR.

Actualmente es docente y coordinadora del Grado en Artes Escénicas (GAE) de la Escuela Universitaria ERAM - Universidad de Girona.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Madrid: Gredos, 1999.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

BUTLER, Judith. Cuerpos que importan: sobre los límites materiales y discursivos del sexo. Barcelona: Paidós, 2002.

CASE, Sue- Ellen. Feminism and theatre. Houndmills: Macmillan, 1988.

CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

CONNOR, Catherine. Teatralidad y resistencia: el debate sobre la mujer vestida de hombre, en: Actas de XI Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas, 1994, pp. 139-145. Disponible en: <http://cvc.cervantes.es/literatura/aih/pdf/11/aih_11_3_016.pdf > Acceso en: 15 de julio de 2015.

DAVIS, Natalie Zemon. Women on top: symbolic sexual inversion and political disorder in early modern Europe, en: BABCOCK, Barbara y TURNER, Victor (Ed.) Reversible World: symbolic inversion in art and society (symbol, myth and ritual). Ithaca (NY), London: Cornell University Press, 1978.

FO, Dario. Manual mínimo do ator (3ª Ed.) São Paulo: Editora SENAC, 2004.

FRATELLINI, Annie. Destin de clown. Lyon: La Manufacture, 1989.

GAY, Jane de. Naming names: an overview of women in theatre, 1500–1900, en GOODMAN, Lizbeth y GAY, Jane de. The Routledge reader in gender and performance, 2002, pp. 25-28. London and New York: Routledge.

HALBERSTAM, Judith. Female masculinity. Durhan and London: Durk University Press, 1998.

HALBERSTAM, Judith y VOLCANO, Del LaGrace. The drag king book. London and New York: Serpent’s Tail, 1999.

HART, Linda y PHELAN, Peggy (Ed.) Acting Out: Feminist Performances. University of Michigan Press, 1983.

HOOKS, bell. Is Paris burning?, en: HOOKS, bell. Black looks: race and representation. Boston, Massachussets: South End Press, 1993.

HOROWITZ, Susan. Queens of comedy: Lucille Ball, Phyllis Diller, Carol Burnet, Joan Rivers, and the new generation of funny women. London and New York: Routledge, 2005.

JUNQUEIRA, Mariana Rabelo. Da graça ao riso: contribuições de uma palhaça sobre a palhaçaria feminina. TRabajo de máster del Programa , 2012.

NASCIMENTO, Elaine Cristina Maia. Comicidade feminina: as possibilidades de construção do cômico no trabalho de mulheres palhaças. Tesis de máster presentada al Programa de Pós-Graduación em Artes Escénicas – Escuela de Teatro, Escuela de Danza - Universidad Federal de Bahia, 2014.

MUÑOZ, José Estebán. Disidentifications: queers of colors and the performance of politics. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 1999.

NOCHLIN, Linda. Why have there been no great women artists?, en: VIVIAN GORNICK, Vivian y MORAN, Barbara K. Woman in sexist society: studies in power and powerlessness. New York: Basic Books, 1971.

POLLOCK, Griselda. Vision and difference: femininity, feminism and the history of art. London and New York: Routledge, 1988.

RICH, Adrienne. Compulsory Heterosexuality and Lesbian Existence, en Journal of Woman’s History, 15, 3, 2003, pp. 11-48.

ROWE, Kathleen. The unruly woman: gender and the genres of laughter. Austin: University of Texas Press, 1995.

SOLANAS, Valerie. SCUM Manifesto. 1967. Disponible en: <http://www.iztacala.unam.mx/errancia/v1/PDFS_1/POLIETICAS6_SCUMMANIFESTO.pdf> Acceso: 20 de mayo de 2013.

TOWSEN, John H. Clowns. New York: Hawthorn Books, 1976.

WITTIG, Monique. The straight mind and other essays. Boston: Beacon Press, 1992.

WITTIG, Monique. El pensamiento heterosexual y otros ensayos. Barcelona, Madrid: Egales, 2006.

Publicado

2017-11-21

Como Citar

CAMINHA, M. L.; PAGÈS, J. V. Payasas mujeres y mujeres payaso: el travestismo en la payasaria. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 143–170, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i1.48278. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48278. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos