O cigarro em propaganda na revista Ilustração Brasileira: uma experiência estética
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.39167Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender a construção das propagandas de cigarro publicadas na revista Ilustração Brasileira entre 1937 e 1945. Essas propagandas são compostas de reproduções de fotografias de atrizes segurando um cigarro e textos que associam o produto à elegância e sensualidade. Ainda que o cigarro ganhe destaque, tanto nas imagens quanto nos textos, não há menção nessas páginas de marcas ou anunciantes - a propaganda é camuflada no conteúdo da revista se integrando a publicação como parte dela. Sendo assim, considerando que os principais elementos simbólicos das propagandas são o cigarro, o cinema e a mulher, pretende-se analisar como estes elementos foram integrados tanto nas imagens quanto nos textos, a fim de transformar o ato de fumar em uma experiência estética.
Palavras-chave: Revista Ilustração Brasileira, propaganda, cigarroDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.