Entre olhares: tempo e intercâmbios culturais nas imagens da Ilha do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.34190Resumo
O artigo trata das sobrevivências de imagens presentes em representações iconográficas da cidade de São Luís do Maranhão, em diferentes suportes, tomando por base a noção de “origem” desenvolvida por Walter Benjamin no intuito de discutir a ideia de uma visualidade sobre a cidade que vem sendo reinventada em diferentes épocas evidenciando trocas heterogêneas de olhares e temporalidades, de modo a revelar um processo de restauração de imagens primitivas sempre atualizadas.
Palavras-chave: História, imagem, cidade
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e Técnica, Arte e política-obras escolhidas I. Trad. S. Rouanet, São Paulo: Brasiliense, 1985.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: Representação da História em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
BRIZUELA, Natalia. Fotografia e Império: paisagens para um Brasil Moderno. São Paulo: Companhia das Letras; Instituto Moreira Salles, 2012.
CARVALHO NETA, Raimunda N. Fortes; CANTANHEDE, João C. A cidade e a memória: as representações artísticas formando a identidade ludovincense. São Luís: editora da UEMA, 2012.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
________________________ Ante el tempo: historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2011.
________________________ Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
________________________ Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.
ESPIRITO SANTO, José Marcelo. (Org.). São Luís: uma leitura da cidade. São Luís: Prefeitura Municipal de São Luís/Instituto de Pesquisa e Planificação da Cidade, 2006.
ETCHEVERRY. Carolina Martins. Visões de Porto Alegre nas fotografias dos Irmãos Ferrari (c.1888) e de Virgílio Calegari (c.1912). Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
LACROIX, Maria de Lourdes Lauande. A Fundação Francesa de São Luís e seus Mitos. 3. ed. São Luís: UEMA, 2008.
MARIN, Louis. Ler um quadro. Uma carta de Poussin em 1639. In: CHATIER, Roger. Práticas de leitura. 4. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
PINTO, Dalila dos S. C.; TÁVORA. Maria Luísa Luz. Sobrevivência da imagem: o anacronismo na gravura de Marcelo Grassmann. Palíndromo teoria da história, Florianópolis, n. 3, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2014.
MARANHO, Milena Fernandes. Retratos da colonização: Os mapas dos Teixeira Albernaz e a construção dos sentidos da América portuguesa seiscentistas. In: 3º Simpósio Iberoamericano da História da cartografia, 2010, São Paulo: USP, 2010, p. 01-17.
PUGLEISE. Vera. O anacronismo como modelo de tempo complexo da espessura da imagem. Palíndromo teoria da história, Florianópolis, n.6, 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2014.
REVIGLIO. Laura. Frans Post - O primeiro paisagista do Brasil. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo: USP, 1970. Disponível em: < http//www.ieb.usp.br>. Acesso em: 21 jun. 2014.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2009.
SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, Goiânia, n.1, v.10, jan-jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2014.
SANTOS, Paulo Ferreira. Formação de cidades no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001.
SILVA FILHO, José Oliveira da. A história capturada: São Luís pelas lentes de Gaudêncio Cunha. São Luís: EDUEMA, 2012.
TAVARES, Marcela Botelho. O(s) Tempos(s) da imagem: uma investigação sobre o estatuto temporal da imagem a partir da obra de Didi-Huberman. Dissertação de Mestrado. Ouro Preto-MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2012.
TRIVELLATO, Fred Teixeira. O Brasil das pinturas e fotografias de viajantes: geografias, narrativas e imagens do Brasil. II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico. 2009, Campinas: UNICAMP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 jul. 2014.
VIEIRA. Daniel de Souza Leão. A topografia ausente: a paisagem poliítica da Nieuw Holland nas vinhetas de Frans Post para o Mural Brasilia Qua Parte Paret Belgis, 1643-1647. Clio Revista de Pesquisa histórica, Recife, n. 29.1, 201. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2014.
WARBURG. Aby. Dürer e a antiguidade italiana. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, n.5, p. 66-72, jan./jun. 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.