Imagens de absorção: do cinema aos ambientes imersivos digitais - DOI 10.5216/vis.v12i1.33697
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v12i1.33697Resumo
O texto passa em revista a produção artística em ambientes virtuais para examinar os regimes de imagem instituídos por aparatos como os de realidade virtual, as caves e os panoramas digitais. A hipótese que orienta as análises é que estes aparatos estabelecem o que poderia ser entendido como regimes de absorção, vinculando-se a uma herança estética platônica que esteve presente de diferentes maneiras ao longo da história da arte, abarcando o renascimento, os panoramas do século XVIII, a fotografia e, principalmente, o cinema. Para tanto, parte-se da filosofia de Vilém Flusser e dos teóricos dos ambientes imersivos e das narrativas hipertextuais.
Palavras-chave: Teoria da imagem, imagem digital, realidade virtual
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.