Ecos visuais: um olhar fenomenológico sobre criações de Picasso - DOI 10.5216/vis.v10i1.23095
DOI:
https://doi.org/10.5216/vis.v10i1.23095Resumo
Escrevo este texto após relembrar uma visita ao acervo do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia , onde me detive na observação das imagens criadas pelo mestre espanhol em 1937. As obras admiradas trouxeram-me à lembrança outra mostra: “Picasso anos de guerra – 1937-1945”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em um já distante 1999. Essas experiências como espectadora a tal ponto tocaramme, que desejo falar não da visita às exposições, mas através delas. Para isso, em uma atitude interdisciplinar, apoio-me na fenomenologia de Gaston Bachelard e na contra-interpretação de Susan Sontag para refletir sobre as emoções sentidas.
Palavras-chave: Arte e filosofia, fenomenologia bachelardiana, criações artísticas de Picasso
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.