La ironía del realismo socialista: la Sots Art como una etapa temprana del posmodernismo ruso

Autores/as

Palabras clave:

sots art, realismo social, arte soviético, literatura rusa, posmodernismo

Resumen

El arte socialista, que pronto se conocerá como Sots-art, es un movimiento artístico derivado de la realidad del realismo social de finales de los años cincuenta. El término fue utilizado por primera vez en 1972 por los artistas Vitaly Komar y Alexandr Melamid para definir el nuevo pop-art ruso como una alternativa al pop art americano. Sots-art es una expresión irónica del realismo social opresivo, por lo que se acerca alegóricamente al totalitarismo soviético utilizando discursos típicos soviéticos. El Sots-art está estrechamente relacionado con el conceptualismo moscovita (ruso), es decir, comparte fundamentos similares y, por lo tanto, suele estar asociado a él. Se puede decir con certeza que ambos comparten los mismos puntos de vista sobre el arte, como destruir el sentido clásico del arte y crear una nueva forma de arte. Sots-art también está estrechamente relacionado con el posmodernismo, no sólo en términos de sentido, sino también técnicamente. El movimiento hace uso de las queridas técnicas del posmodernismo como la deconstrucción, la intertextualidad y otros recursos retóricos para liberar su voz. En este sentido, se considera un componente esencial del conceptualismo y el posmodernismo rusos. Sabiendo que los discursos soviéticos desempeñaban un papel crucial en la memoria de la sociedad soviética, los artistas sots aprovecharon su lenguaje sencillo pero pintoresco y lo invirtieron en un arte antisoviético utilizando los lemas y expresiones que les son inherentes. El Sots-art, como movimiento artístico, tiende a reconsiderar y reevaluar el pasado soviético desfamiliarizando y distanciando los clichés socialistas. Los reflejos de este distanciamiento se pueden ver tanto en el arte como en la literatura; especialmente en las obras de Ilya Kabakov, Erik Bulatov, Dmitrri Prigov, Lev Rubinstein y Vladimir Sorokin. En este artículo se examina y discute la historia del movimiento Sots-art, sus características y su correlación con el posmodernismo ruso.

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Biografía del autor/a

Orçun Alpay, Universidad Técnica de Karadeniz, Trabzon, Turquia, alpay_orcun@hotmail.com

Pesquisador doutor no Departamento de Língua e Literatura Russa na Karadeniz Technical University, localizada em Trebizonda, Turquia.

Almerinda da Silva Lopes, Universidad Federal del Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, almerindalopes579@gmail.com

Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua nos cursos de pós-graduação em Artes e em História da mesma Universidade. Possui Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), graduação em Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar e em Administração Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Andradina (1980), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com bolsa sanduíche na Universidade de Paris I (Panthéon Sorbonne). Realizou pós-doutorado em Ciências da Arte na Universidade de Paris I (2002) e Estágio-Pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris (2014). Foi membro do comitê área de artes - CA-AC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2018-2021). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Artes e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte moderna e contemporânea, arte e política, fotografia, pintura abstrata, gravura, arte e crítica e arte conceitual.

Tamara Silva Chagas, Universidad Federal del Espírito Santo (Ufes), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, tamara.chagas1@gmail.com

Pesquisadora em História da Arte. Autora do livro Frederico Morais: a crítica de arte e seus desdobramentos, publicado pela EDUFES (editora da Universidade Federal do Espírito Santo), em 2019. Coorganizadora do livro Representações do Feminino na Antiguidade e no Medievo (Milfontes, 2022). Publicou artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. Filiada à ANPUH. Atualmente, é doutoranda em História Social pelo PPGHis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desenvolve pesquisa na linha Representações e Ideias Políticas e é bolsista Capes. É mestra em Artes pela UFES e elaborou pesquisa na linha Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte do PPGA/UFES. Tal pesquisa resultou na dissertação sobre tema original Da Crítica à Nova Crítica: as múltiplas incursões do crítico-criador Frederico Morais (2012), indicada para publicação em livro pela banca de defesa. O estudo abordou a Nova Crítica como proposta de expansão das atividades do crítico de arte para as funções de artista e curador. Tamara é graduada em Bacharelado em Artes Plásticas pela UFES (2008). É também graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Vila Velha (UVV, 2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em história da arte contemporânea. Interessa-se principalmente pelos seguintes temas: crítica de arte, arte e política, arte dos anos 1960 e 1970, artistas mulheres, arte conceitual, pop art e arte brasileira.

Citas

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Publicado

2024-01-15

Cómo citar

ALPAY, O.; DA SILVA LOPES, A.; SILVA CHAGAS, T. La ironía del realismo socialista: la Sots Art como una etapa temprana del posmodernismo ruso. Visualidades, Goiânia, v. 21, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/74428. Acesso em: 17 jul. 2024.