Estética do consumo: uma perspectiva a partir da ecologia publicitária

Autores

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo
  • Victor Aquino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56392

Palavras-chave:

Estética, Estética do consumo, Gosto, Ecologia publicitária

Resumo

O presente texto é resultado da reflexão teórica sobre estética, estética do consumo e ecologia publicitária. Tais resultados reflexivos são decorrentes das pesquisas do GESC3 (Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo) e do CEDE (Coletivo de Estudos de Estética), cujos trabalhos buscam agregar o pensamento crítico multidisciplinar entre o estudo do consumo e a publicidade. Tais estudos são marcados pela forte pesquisa empírica, alicerçada nos métodos semióticos e na etnografia levados a cabo na última década. O resultado destas reflexões nos leva ao entendimento de que o consumo é hoje essencialmente um consumo estético, quer pelas visualidades e sensorialidades exploradas nas ofertas materiais, quer pelas explorações conceituais de temas emergentes, como gênero, etnia, ageless e tantos outros que também são abordados esteticamente nas campanhas e expressividades das marcárias.

 

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Biografia do Autor

Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA/USP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professora da ECA/USP na graduação em Publicidade e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Fundadora da Casa Semio.

 

Victor Aquino, Universidade de São Paulo

Professor titular de Estética Publicitária da ECA/USP, na graduação em Publicidade e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Líder do CEDE – Coletivo de Estudos de Estética. Editor da revista Estética.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

PEREZ, C.; AQUINO, V. Estética do consumo: uma perspectiva a partir da ecologia publicitária. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i2.56392. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/56392. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cultura Visual 3