La presencia del cuerpo clásico en manifestaciones del arte y de la cultura contemporáneas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.50382

Palabras clave:

Cuerpo, Idealización, Fragilidad

Resumen

Si la estética del cuerpo ocupa un lugar destacado en el mundo actual, eso es debido sobre todo a las raíces clásicas de nuestra cultura occidental, así como a los desdoblamientos, no siempre positivos, de esa influencia a lo largo de los siglos. A partir de un abordage ampliado del concepto de clásico, propuesto por Omar Calabrese, haremos un viaje guiado por diferentes objetos culturales, motivados por la estructura del Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, aproximando críticamente imágenes separadas por el tiempo y el espacio sin ninguna restricción estético-formal, histórico-cronológica o iconográfica. De este trayecto se desplegan análisis del cuerpo clásico no sólo en relación a patrones estéticos y sus ecos visuales en el arte y en la cultura contemporáneas, pero también un mirar atento para las dimensiones éticas y conceptuales de esta producción.

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Biografía del autor/a

Ricardo Coelho, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2015), tendo realizado parte da Pesquisa na Universitat de Barcelona (2014) com subvenção da CAPES; Mestre em Artes Visuais pela Unesp (2003); Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp (1999). Professor Adjunto no Departamente de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), sendo o atual Coordenador do Curso de Artes Aplicadas. Autor dos Livros "O que há de humano em nós" (2016) e  "Em trânsito" (2012). Atuou como coordenador da área de Artes Plásticas no Inverno Cultural desta instituição entre a 23ª e 26ª edições, sendo o responsável pela curadoria e expografia das mostras "Todo lugar é aqui" (2013), "Sherazade" (2012), "Sentidos do corpo" (2011) e "Paisagens Sonoras" (2010). Foi o idealizador e o curador da I e II "Mostra Ensaios de Arte e Cultura", respectivamente no 25º e 26º Invernos Culturais da UFSJ. Atuou como curador de artes visuais e designer de exposições no Artes Vertentes - II Festival Internacional de Artes de Tiradentes (2013). Realizou a análise e coordenou o processo de reestruturação do Plano Pedagógico do "Bacharelado em Artes Aplicadas: ênfase em cerâmica" credenciado em 2013 com nota 5 pelo MEC. Foi coordenador pró-tempore no Curso de Educação Artística-Licenciatura Plena no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIMESP) entre abril e junho de 2009, ministrando aulas como professor mestre de julho de 2006 a junho de 2009. Atuou como Educador de Artes Plásticas na ABA - Associação Beneficente Allianz entre janeiro de 2005 e julho de 2009; como monitor de educação profissional III no Senac São Paulo entre setembro de 2004 e julho de 2009, atuando como consultor responsável pela seleção de equipe e coordenação no desenvolvimento do curso de graduação "Bacharelado em Design - Habilitação em Artes Visuais" oferecido pelo Centro Acadêmico Senac a partir de 2008 e credenciado com nota 5 pelo MEC. Artista multimídia, desenvolve trabalhos nas linguagens do vídeo, vídeo-instalação, fotografia, pintura, gravura e desenho. É integrante da "OSSO Videoarte" e foi membro do "grupo COMfluencia".

Citas

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Filmes

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Malévola. Direção de Robert Stromberg. Walt Disney Pictures, 2014. 1 DVD (97 min.), colorido, v.o. inglês, leg. português

Surplus: Terrorized into Being Consumers. Direção de Erik Gandini. Atmo Films, 2003. 1 DVD (54 min.), colorido. v.o inglês/espanhol, leg. português

Publicado

2019-07-25

Cómo citar

COELHO, R. La presencia del cuerpo clásico en manifestaciones del arte y de la cultura contemporáneas. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 32, 2019. DOI: 10.5216/vis.v17.50382. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/50382. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos