Escrever sob o fascínio da imagem – ressonâncias entre o pensamento de Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman

Autores/as

  • Lilian Hack Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Édio Raniere da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.48066

Palabras clave:

Blanchot. Didi-Huberman. Imagem.

Resumen

El artículo problematiza el concepto de imagen a partir del pensamiento de Maurice Blanchot y Georges DidiHuberman. Examinando especialmente los conceptos de duplicidad de la imagen en Blanchot y doble distancia de la mirada en Didi-Huberman, se pretende verificar los puntos en los que se hace converger en esos autores un modo de operar el pensamiento y la escritura sobre el arte en su relación con la imagen. En ese juego, sujeto y objeto son lanzados a una inestabilidad, movimiento en que el sujeto se deshace de sí mismo por la imagen, se deshace de sí en el encuentro con una obra. Momento en el que la imagen pide la palabra y en el que la lengua se convierte en el lugar desde donde podemos acercarnos a ella.

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Biografía del autor/a

Lilian Hack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Visuais pela UFRGS, na área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte. Mestre pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea; Vida Que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação; Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política. Foi professora substituta na UFPEL. Em suas pesquisas dedica-se às relações entre palavra e imagem nos processos de escrita, arte e vida e processos de criação.

Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Coordenador Adjunto do Curso de Psicologia da UFPEL. Membro da ABRAPSO e da ANPEPP. Suas principais pesquisas concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Ressonâncias entre Arte e Psicologia; 2) Socioeducação. Coordena o projeto de pesquisa Vida que Vem: arte, política e processos de subjetivação; e o projeto de extensão Socioeducação (en) cena: Agenciamentos entre Psicologia Social e Teatro. 

Citas

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Publicado

2017-12-19

Cómo citar

HACK, L.; DA SILVA, Édio R. Escrever sob o fascínio da imagem – ressonâncias entre o pensamento de Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 69–92, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i2.48066. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48066. Acesso em: 2 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos