La película y el archivo: contexto y concepción del documental “Sobral no plural”

Autores/as

  • Nilson Almino de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Paulo Passos de Oliveira Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v13i1.33480

Resumen

El presente artículo discute el concepto de estética del documental “Sobral no Plural”, presentado en la segunda versión del evento Visualidades en noviembre 2010 – encuentro organizado por la Universidade Estadual Vale do Acaraú como forma de incentivo a la producción de video y exposiciones que articulen imagen e investigación. El objetivo es, a partir de una actividad práctica ya realizada por los autores de este texto, discutir la concepción documental y la falsa oposición entre real e imaginario que orientan algunas percepciones sobre este tipo de imagen técnica. Se pretende, también, discutir cómo deben ser usados los documentos de un archivo audiovisual, propuesta del Laboratorio de las Memorias y de las Prácticas Cotidianas – Labome/UVA.

Palabras clave: documental, imagen técnica, documento

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Biografía del autor/a

Nilson Almino de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor da área de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/Sobral-CE, Coordenador do Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - LABOME, Coordenador do Programa de extensão Visualidades, Professor do Mestrado Acadêmico em Geografia da UVA - MAG, Pesquisador Associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paulo Passos de Oliveira, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha, RJ/1994) -, tecnólogo em Cinema pela Universidade Gama Filho (UGF, RJ/2007) e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, RJ/1998) com a dissertação O Cinema Brasileiro e a Pós-Modernidade: uma questão histórica, sob orientação da profª dra. Consuelo da Luz Lins. É professor universitário desde 1999, tendo ministrado aulas nos estados do Rio de Janeiro e do Ceará. Foi, por duas vezes, através de concurso público, professor substituto da cadeira de Antropologia no Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE), e ministra a disciplina Estudos Sociológicos e Antropológicos na Faculdade Luciano Feijão (FLF), instituições de ensino superior localizadas em Sobral (CE). Coordena, juntamente com o prof. dr. Nilson Almino de Feitas e com a profª Regina Raick, o evento Visualidades, vinculado ao Laboratório das Memória e das Práticas Cotidianas (Labome) do Curso de Ciências Sociais da UVA. É documentarista. Seu último filme, produzido com recursos da UVA, é Sobral no Plural, escrito, produzido e dirigido em parceria com o prof. Nilson Freitas, em outubro de 2010. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará (Gepecce) - UVA -, cadastrado no CNPq. Foi jornalista, redator e radialista. Na academia, tem experiência nas áreas de Teoria da Comunicação e Cinema, com ênfase em Antropologia e Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, pós-modernidade e documentários (em especial o brasileiro).

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Publicado

2015-12-22

Cómo citar

FREITAS, N. A. de; OLIVEIRA, P. P. de. La película y el archivo: contexto y concepción del documental “Sobral no plural”. Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/vis.v13i1.33480. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/33480. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos